quarta-feira, 26 de junho de 2013

Santos admite prioridade por laterais, e jogador chileno ganha força na Vila


A diretoria do Santos corre atrás de reforços e pretende anunciá-los antes mesmo do retorno do time ao Campeonato Brasileiro, marcado para o próximo dia 7 de julho, contra o São Paulo, no Morumbi. O vice-presidente do clube, Odílio Rodrigues, admite que as laterais estão entre as prioridades, enquanto o jornal ‘El Mercurio’, do Chile, publica que o Peixe voltou à carga para tentar contratar o chileno Eugenio Mena, lateral-esquerdo da Universidad de Chile.


- Queremos reforçar o plantel com contratações. Temos a intenção de reforçar as laterais, sim. De fato, precisaríamos de mais opções – afirma o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues.


Mena e Pablo Mouche, Universidad de Chile x Boca Juniors (Foto: Agência Reuters)Mena, de azul, em ação pela Universidad de Chile, durante confronto contra Boca Juniors (Foto: Agência Reuters)


Para a publicação chilena, o dirigente teria sido ainda mais direto:


- Sim. Temos conversado com o Universidad de Chile e com o agente do jogador. É uma possibilidade que seguimos avaliando – declara Odílio.


Mena tem 24 anos e atuou toda a carreira no futebol chileno. Além de lateral, ele também já jogou de zagueiro. O Granada (ESP) também tem interesse no jogador, que ainda não tem passaporte europeu - o que pode endurecer a transferência para o futebol da Europa.


Por enquanto, o Santos tem em seu elenco para a lateral-esquerda o veterano Léo, que vai completar 38 anos em julho, e os jovens Emerson e Paulo Henrique. Guilherme Santos, que fazia parte do elenco comandado por Muricy Ramalho, foi afastado e está treinando separado do restante do elenco santista. Bruno Cortez, do São Paulo, chegou a ser especulado, mas não acertou com o clube.


Direita também inspira cuidados


Reforços para a lateral-direita também são estudados. No momento, o Santos conta com Bruno Peres e Galhardo para o setor, mas já flertou com Fagner, do Wolfsburg (ALE), e Cicinho, da Ponte Preta.


- O Cicinho foi um nome discutido, mas com quem também não avançamos. A relação de jogadores (discutidos) é sempre muito grande – confirma Odílio.


Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Odílio Rodrigues, vice-presidente do Santos, afirma

que mercado está carente (Foto: Lincoln Chaves)


Problema antigo


O problema na lateral-direita não é novo no Santos. Se a lateral-esquerda teve bons momentos com Kleber (hoje no Internacional) e Léo (que permanece no clube), na direita a torcida não teve o que comemorar por muito tempo. Desde Paulo César, em 2004, os únicos que se firmaram - mas permaneceram pouco tempo na Vila - foram Jonathan e Danilo.


De acordo com Odílio Rodrigues, o mercado está escasso, fruto, entre outros motivos, da forma como os jogadores têm sido formados no Brasil. Segundo ele, formam-se laterais com características de ala, mas não completos.


- É difícil encontrar um lateral com essas duas virtudes (marcação e apoio). Acho que as formações dos laterais, na base, prezam muito as características de ala. Todo técnico quer um jogador forte no apoio, mas que tenha consciência de marcação. Vemos na nossa base. Temos bons laterais, mas com melhor desempenho no apoio.