A vitória por 4 a 2 sobre o Florianópolis rendeu ao Joinville a conquista de uma marca histórica. Com os 47 pontos atingidos nesta segunda-feira, em sua última partida pela primeira fase, o Tricolor superou o recorde do Santos, que, até a edição deste ano, ostentava a melhor campanha desta etapa do certame desde a criação da atual fórmula de disputa, em 2003. Com 87% dos pontos conquistados, o Joinville ultrapassou o Peixe no quesito aproveitamento, uma vez que o Alvinegro Praiano obteve 86,36% em 2011, quando foi campeão.
Fora de casa, o Joinville venceu o Florianópolis nesta segunda-feira (Foto: Manolo Quiróz/Divulgação)
Já classificado para a segunda fase com a primeira colocação, o time comandado pelo técnico Ferretti entrou em quadra poupando sete atletas - Tiago, Ricardinho, Pelé, Leco, Valdin, Vander Carioca e Zequinha. O treinador aproveitou a partida para dar oportunidade aos jovens Willian, Jean Pierre e o estreante Serginho, que jogara pela primeira vez no elenco adulto do tricolor. Os gols do Joinville foram marcados por Jean Pierre, Elisandro, Dyego e Deives, com Vini e Antônio descontando para o Floripa.
Na próxima etapa, as 16 equipes classificadas serão divididas em quatro grupos, onde as equipes enfrentam os adversários da própria chave, no sistema turno e returno. Ao final de seis rodadas, os dois melhores de cada grupo avançam aos playoffs quartas-de-final.
Falcão e Pixote (à esq.) integraram a equipe do Santos campeã em 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Nesta segunda-feira, São José e Assoeva fazem o último jogo da primeira fase, às 20h15m, em São José dos Campos (SP). Classificados, os times brigam apenas para melhorar suas respectivas colocações.