segunda-feira, 24 de junho de 2013

Gustavo Henrique dá a receita após anular R10: treinos com Neymar


Na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, no último dia 12, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, um dos destaques do Santos esteve na defesa. O zagueiro Gustavo Henrique, de 20 anos, revelado na base do clube, fazia seu terceiro jogo oficial como profissional. A missão? Anular ninguém menos que Ronaldinho Gaúcho. Seguro, o santista foi bem na contenção ao meia do Galo, que pouco produziu na partida, e recebeu elogios da torcida e do técnico Claudinei Oliveira. Incumbência "facilitada" pela experiência de mais de um ano marcando Neymar nos treinos no CT Rei Pelé - em um deles, aplicou um lençol no antigo camisa 11.


- Esse período marcando jogadores como o Neymar e mesmo o André (negociado com o Vasco) facilita muito. Procurei saber como atuavam o centroavante do Atlético-MG (Alecsandro) e o Ronaldinho. Atuamos com o time bastante compacto e conseguimos fazer bem essa marcação - conta.


Gustavo Henrique, zagueiro do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)Gustavo Henrique tenta se firmar no Peixe e seguir os passos de Dracena e Durval (Foto: Divulgação/Santos FC)


Passada a experiência contra Ronaldinho, Gustavo Henrique pode, mais uma vez, ter a missão de encarar Neymar - só que dessa vez longe do CT Rei Pelé. Segundo o jornal catalão "Mundo Deportivo", o Santos deve encarar o Barcelona pelo Troféu Joan Gamper, no dia 2 de agosto. O jogo será válido como um dos amistosos acertados na negociação que culminou na transferência do atacante para o clube espanhol. Mesmo sem saber se estará em campo, o zagueiro já está na expectativa e reconhece o desafio que o espera caso seja escalado.


- Será complicado (risos). Mas se vier ele ou o Messi e professor (Claudinei Oliveira) optar por me colocar para jogar, espero estar à disposição - resume.



Campeão da Copa São Paulo deste ano, Gustavo Henrique estreou no time profissional no ano passado, na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no Engenhão, pelo Brasileirão - na ocasião, o Peixe foi a campo com um time reserva, de olho na fase final da Taça Libertadores. O defensor também participou do amistoso contra o Grêmio Barueri (vitória por 4 a 0, em janeiro, no Pacaembu) e da derrota por 2 a 1 para o Botafogo, em Volta Redonda, em 29 de maio, pelo Campeonato Brasileiro.


O Santos volta a campo no próximo dia 7, contra o São Paulo, no Morumbi, pela sexta rodada do Brasileirão. Quarta opção para a zaga do alvinegro, atrás de Edu Dracena, Durval e Neto, o defensor ainda não sabe se estará em campo no clássico. Ele, no entanto, ressalta a confiança que Claudinei deposita nele e nos demais meninos da base e acredita ter condições de atuar caso Dracena e Neto, que se recuperam de lesão, não estejam à disposição.


- Eu creio que (contra o São Paulo) o Edu Dracena já volta. Se ele não retornar, estou treinando forte. O Claudinei tem confiança na gente. Conheço ele há pelo menos cinco anos, quando disputávamos torneios de base no interior. É muito bom saber que (nosso técnico) é um cara que já conhece o trabalho. Se pintar a possibilidade, farei o melhor - conclui.