quarta-feira, 26 de junho de 2013

Ancelmo Gois, sobre protestos: 'Fifa não tem culpa, a gente é que foi pedir'


Em meio aos ataques verbais de manifestantes à Fifa, que reclamam das imposições da Federação Internacional de Futebol no Brasil, o colunista de O Globo, Ancelmo Gois, saiu em defesa da entidade. Na opinião do convidado do , a Fifa não é culpada pelos problemas do país, e sim os governantes. O jornalista recordou que o governo brasileiro foi o responsável por pleitear a realização da Copa do Mundo de 2014.


- Eu queria fazer uma defesa da Fifa. A Fifa não tem culpa de nada, no sentindo de que a gente foi pedir. Madri está pleiteando (as Olimpíadas), mas a cidade é um desemprego só. Metade da juventude está desempregada. Estão chegando ao COI e dizendo "Dá essa Olimpíada para a gente". Toda vez que você abre a chance de sediar a Copa ou os Jogos, os países vão lá e pedem "pelo amor de Deus. Não estou dizendo que a Fifa não tem erro, mas os erros são basicamente nossos - defendeu.


blatter fifa coletiva (Foto: Reuters)Gois vê Fifa isenta pelos erros de políticos

brasileiros (Foto: Reuters)


Gois criticou o modo como a Copa de 2014 foi negociada com a Fifa pelos governantes brasileiros. Para ele, não era necessário distribuir o evento por 12 cidades brasileiras.


- Nós pedimos essas subsedes mais do que a Fifa queria dar. Oito é uma coisa, com São Paulo, Rio e Minas. Com 12, inclui-se estados muito pobres e que não têm grande tradição no futebol. Houve uma briga dos estados e governos para sediar - afirmou.


Na visão do jornalista Xico Sá, os políticos poderiam ter diálogo com a população antes de realizar os investimentos para a Copa de 2014.


- O que faltou foi transparência desde o começo. Nos venderam a história de que seria iniciativa privada, que não iria passar pelos cofres públicos. O erro foi esse.