sexta-feira, 28 de junho de 2013

Interesse em sul-americanos deixa Patito e Miralles na berlinda no Peixe


Aos poucos, o Santos vai sendo remontado após as saídas de Neymar e Muricy Ramalho. Embora ainda não tenha acertado com um substituto para o cargo de técnico, a diretoria do Peixe trabalha para reforçar o elenco, de olho especialmente no mercado da América do Sul. Seguindo essa política, o alvinegro já contratou o lateral-esquerdo Eugenio Mena, ex-jogador da Universidad de Chile, e mira o atacante Ignacio Scocco, do Newell's Old Boys, além de monitorar os dispensados do Boca Juniors. Com tantos estrangeiros no radar, os gringos que já fazem parte do grupo ficam pressionados. Pior para os argentinos Patito Rodriguez e Miralles , cada vez mais cotados para deixar a Vila Belmiro.


A conta é simples: de acordo com o Regulamento Geral de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os clubes podem incluir até três atletas estrangeiros nas suas partidas. Com a chegada de Mena, o número de gringos do Santos sobe para quatro. Ou seja, um deles sequer poderá ser relacionado para os jogos. Contratação mais cara da história do clube e camisa 10 do time, Montillo deve permanecer, embora o seu rendimento nem de longe o dos tempos do Cruzeiro. Assim, Patito e Miralles ficam na berlinda.


Patito Miralles (Foto: Reprodução / Instagram)Patito e Miralles podem estar de malas prontas para deixar a Vila Belmiro (Foto: Reprodução / Instagram)


O desempenho de ambos com a camisa do Peixe é questionável. Na Vila Belmiro desde o ano passado, Patito já disputou 39 jogos e marcou apenas dois gols. Na atual temporada, foram 17 partidas e nenhum gol. Miralles tem um rendimento bem melhor (12 gols em 34 partidas), mas perdeu espaço com a saída de Muricy Ramalho e a promoção de Claudinei Oliveira ao posto de técnico do time principal - ainda assim, é o vice-artilheiro do alvinegro em 2013, tendo balançado as redes seis vezes.


Em baixa, Patito sequer foi utilizado no jogo-treino do Santos contra o Jabaquara, realizado na quinta-feira, no CT Rei Pelé.


Nos bastidores, a saída de pelo menos um dos dois é comentada com muita força. Ciente disso, Miralles afirmou que não descarta voltar ao Colo Colo, seu último time antes da experiência no futebol brasileiro - em 2011, depois de se destacar no futebol chileno, ele acertou com o Grêmio.



- Eu sou muito grato Colo Colo e há sempre a possibilidade de voltar. Vamos ver o que acontece nos próximos dias, mas não descarto nada - comentou o atacante, em entrevista à imprensa chilena.


Até o próprio presidente Luis Alvaro de Oliveira admite a possibilidade de algum dos argentinos deixar o clube em breve.


- Talvez algum saia. Mas não há nada em andamento. Os dois (Patito e Miralles) são jogadores de qualidade. A comissão (técnica) vai decidir se eles serão aproveitados. Se não forem, a gente está aberto a liberá-los - assinala o Luis Alvaro.