terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aproveitamento de Neymar no Brasileiro levaria Santos ao G4


Alyson Gonçalo e Bruno Cassucci - 11/09/2012 - 08:00 Santos (SP)


TR - Vélez Sarsfield x Santos - Neymar (Foto: Ricardo Saibun/Santos FC)


Que falta faz Neymar... O sentimento do torcedor santista, que não se cansa de lamentar a ausência do atacante, é comprovado pelos números. Com o camisa 11 em campo no Brasileirão, o Peixe conseguiu quatro vitórias, dois empates e uma derrota, aproveitamento de 66,6% dos pontos disputados, que deixaria o time na terceira posição.


Já sem ele, a equipe perdeu sete jogos, empatou também sete e só ganhou dois. Com tal média, o Alvinegro estaria brigando contra o rebaixamento, tendo média melhor apenas que o do lanterna Atlético-GO.


Outro dado que comprova a importância do craque é que em quatro dos sete jogos em que esteve em campo no Brasileirão Neymar resolveu o duelo a favor do Santos, seja com gols ou assistências. Foi assim contra Coritiba, Figueirense, Corinthians e Palmeiras, quando ele teve participação direta nas vitórias da equipe dirigida por Muricy Ramalho.


No ano, ele ainda “resolveu” outros nove jogos, quando, se não fosse pelas passes ou bolas na rede da Joia, o Peixe não teria ganho. Um exemplo: a semifinal do Paulistão, quando ele marcou três vezes sobre o rival São Paulo, em pleno Morumbi, classificando o Santos.


Em sua melhor temporada, o craque ainda briga pela tríplice-coroa da artilharia. Após ser o goleador do Estadual e da Copa Libertadores, o atacante briga também pela liderança de bolas na rede no Brasileiro. Porém, por conta dos muitos jogos em que desfalcou o Santos a serviço da Seleção, o camisa 11 está em desvantagem na disputa. Porém, embora tenha marcado seis tentos a menos que Fred, artilheiro até o momento, que anotou 11, o craque alvinegro tem média igual a do camisa 9 do tricolor carioca: 0,7 gol por jogo.


Sem poder contar com Neymar em 16 dos 23 confrontos do Peixe nesse Nacional, Muricy reclama da falta que o craque faz ao time.


- Quando perde jogadores, complica, não tem como. A Seleção está se preparando para a Copa, é prioridade para o País no momento e sempre os melhores jogadores vão. Fica difícil - disse o treinador.


A partir de amanhã, a Joia estará de volta e encontrará um time no fim da tabela, quase sem ambições no campeonato. Mas, vai que Neymar apronta mais uma...


COM NEYMAR:


7 JOGOS - 4 VITÓRIAS - 2 EMPATES - 1 DERROTA


1º Fluminense (72,4%)

2º Atlético-MG (72,7%)*

3º Santos (66,6%)

4º Grêmio (63,7%)

5º Vasco (56,5%)


* Atlético-MG tem um jogo a menos


SEM NEYMAR:


16 JOGOS - 2 VITÓRIAS - 7 EMPATES - 7 DERROTAS (27%)


16º Sport (31,8%)

17º Palmeiras (28,9%)

18º Figueirense (27,5%)

19º Santos (27%)

20º Atlético-GO (24,6%)