sábado, 15 de setembro de 2012

Em 'revanche' festiva, veteranos do Santos e Clube dos Ingleses empatam


O Santos Futebol Clube foi fundado em 14 de abril de 1912, mas o primeiro passo da história da agremiação praiana foi dado em 15 de setembro daquele mesmo ano. Na ocasião, o Peixe (ainda "Santos Foot-Ball Club") entrou em campo pela primeira vez na história para enfrentar o Santos Athletic Club (hoje Santos Atlético Clube - ou Clube dos Ingleses, como é conhecido). A partida terminou com vitória do Santos (Futebol Clube) por 3 a 2, com gols de Arnaldo Silveira (2) e Adolpho Millon para o Alvinegro (que à época ainda não tinha o preto e branco no uniforme), e Lee descontando para o Ingleses.


Exatos cem anos depois, o "rival" santista teve direito, neste sábado, a uma revanche em jogo festivo, alusivo às comemorações do centenário do Peixe e que marcou a inauguração do gramado sintético do campo 1 do CT Rei Pelé, usado pelas categorias de base.


Homenagem Santos x Ingleses (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Olaf Syrdahl e Pedro Luiz, representantes de Ingleses e Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


De um lado, nomes históricos do Santos, como Clodoaldo, Manoel Maria, João Paulo, Everaldo, Célio e Marcelo Passos - além de associados do Peixe sorteados em uma promoção. De outro, defendendo o Clube dos Ingleses, veteranos da agremiação que costumam frequentar o local nos finais de semana e participar de eventos festivos fora da cidade. Para reforçar o clima "retrô", o jogo também foi disputado em dois tempos de 40 minutos e começou às 14h30, mesmo horário que teve início a partida de cem anos atrás.


Com a bola rolando, o Santos saiu na frente com Marcelo Fernandes (ex-zagueiro e atualmente auxiliar-técnico de Muricy Ramalho no Peixe), em cobrança de um pênalti cometido em Marcelo Passos. O Ingleses empatou ainda no primeiro tempo com Edgar, de cabeça, e virou na etapa final com Carlos.


No entanto, já perto do fim da partida, Marcelo Passos voltou a ser derrubado na área. Novo pênalti - que gerou até mesmo uma expulsão por reclamação, encarada com bom humor pelos participantes da festa - e gol de Paulo Leme, jogador do Alvinegro na década de 80, que garantiu o empate em 2 a 2 até o apito final.


Santos x Ingleses (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Veterano santista, Everaldo toca a bola em jogo festivo do Peixe (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)


O resultado, no entanto, ficou em segundo plano. O que valeu para os participantes foi o clima festivo e a homenagem aos cem anos do Santos.


- Posso dizer que sou privilegiado, pois sempre pude estar pude estar presente nos grandes momentos do Santos, como quando o clube parou a guerra e no milésimo gol do Pelé. Fico muito feliz de vestir de novo essa camisa, que me dá tanta emoção - destacou Manoel Maria.


- Foi uma oportunidade única para reviver essa data histórica com os amigos do Ingleses e ex-jogadores de tanta história no Santos. Certamente, será uma data também relembrada daqui mais cem anos - complementou Clodoaldo.


- Há um ano e meio vínhamos trabalhando para fazermos esse jogo. Tratam-se de dois clubes muito ligados. O ponta-esquerda do Ingleses naquele primeiro jogo (Harold Cross, que já foi treinador do Peixe) é um dos fundadores do Santos, por exemplo. Eu, particularmente, sou torcedor assíduo do clube. Então, fico muito feliz com a oportunidade - concluiu o presidente do Clube dos Ingleses, Olaf Syrdahl.


Santos x Ingleses (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Auxiliar de Muricy, Marcelo Fernandes fez o primeiro gol do Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)