quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Em meio à maratona, Arouca valoriza resistência física: 'É algo que priorizo'


Arouca Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Arouca é o segundo santista com mais jogos em no

ano (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Na vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Flamengo, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, um dos destaques foi Arouca . O volante mostrou eficiência na marcação – ao lado de Adriano, foi o campeão de desarmes da partida, com cinco roubadas de bola – e no apoio ao ataque. Pela disposição do camisa 5 do Peixe em campo, nem parecia que ele vinha de um jogo pela Seleção na segunda-feira (em Recife, contra a China), ou que é um dos santistas que mais subiram ao gramado na temporada.


Embora o vigor físico de Arouca chame atenção, o próprio jogador não se surpreende. Segundo ele, tal característica sempre foi destacada pelos profissionais com quem trabalhou em outros clubes. Característica essa que o impulsiona tanto na marcação como nas arrancadas de apoio ao ataque.


– Em todos os clubes por onde passei, os preparadores físicos comentavam que eu tinha essa vantagem, de poder atacante e defender. É algo que eu sempre priorizo nos treinamentos, e que desejo sempre evoluir – reconheceu.


Os números evidenciam a disposição física de Arouca. O volante é o segundo atleta do elenco que mais atuou pelo Santos no ano, com 47 partidas (Durval, com 49 jogos em 2012, lidera a estatística). Além disso, é o quarto do time que mais jogou no Brasileirão (17 vezes), tendo sido um dos únicos titulares a ser usado nas primeiras rodadas da competição, quando a equipe ainda priorizava a disputa da Taça Libertadores da América.


A resistência de Arouca, mesmo em meio à maratona de jogos do Santos na temporada, e o desempenho do jogador me 2012 tem sido recompensada com as convocações para a Seleção. Na próxima segunda-feira, o volante se apresenta ao técnico Mano Menezes para o primeiro duelo contra a Argentina pelo Superclássico das Américas, na quarta-feira, em Goiânia.


– Estou muito feliz pelo momento que estou vivendo, tanto no Santos como na Seleção, agora com outra convocação. Muita gente elogiou (o desempenho contra o Flamengo) e é claro que a Seleção sempre dá um ânimo a mais, mas sempre entro para me doar ao máximo, em prol da equipe, buscando jogar bem – vibrou o jogador.


Clique e veja mais vídeos do Santos