Apesar da manutenção da média de dois títulos por ano, vigente desde 2010, a torcida do Santos não parece muito feliz com o que viu na temporada 2012. Além da eliminação nas semifinais da Libertadores para o arquirrival Corinthians, o Peixe faz campanha fraca no Campeonato Brasileiro, chegou a flertar com a zona de rebaixamento e, restando cinco rodadas para o término da competição, já não tem mais nenhuma pretensão no torneio. A paciência de alguns santistas já chegou ao fim, acompanhada da exigência por mudanças para 2013.
Santista protesta com faixa em padaria tradicional, em Santos (Foto: Fúlvio Feola / Globoesporte.com)
É o caso de Carlos Eduardo Fernandes, proprietário de uma padaria na esquina das avenidas Epitácio Pessoa com Almirante Cochrane, no bairro Embaré, em Santos. Na fachada do estabelecimento, popular reduto de torcedores santistas na cidade e decorado com as cores e o emblema do clube, Carlinhos (como é conhecido) colocou uma faixa contestado as contratações feitas pelo Peixe na temporada e criticando o gerente de futebol Nei Pandolfo. Além disso, exigiu que o Alvinegro passasse a valorizar mais os jogadores oriundos das categorias de base.
- Estamos nas quartas de final da Copa do Brasil Sub-20, com vantagem para o jogo de volta em nossa casa (o Santos venceu o Sport por 2 a 1 no Recife), e nas semifinais do Paulista da categoria. Temos jogadores maravilhosos, como Pedro Castro, Gustavo Henrique, Emerson Palmieri, Diego Cardoso. Daí os caras (diretoria) vão e contratam errado. Estão abusando do direito de errar. É importante dar oportunidade para a molecada. Se é para contratar os jogadores que foram trazidos e gastar o dinheiro do clube, por que não damos valor à nossa base? - criticou.
Carlinhos, por sua vez, reiterou que a faixa não tem cunho político, e que foi idealizada por amor ao Santos.
- Faço esse tipo de manifestação há vinte anos, e no passado também já critiquei muito a diretoria anterior, do Marcelo Teixeira. O Santos é o time do nosso coração. Nós somos o Santos. Pagamos ingressos para acompanhar aos jogos, fazemos questão de participar. Não somos palhaços. Só queremos o bem do clube - comentou.
Em 2012, o Santos contratou, entre atletas que chegaram em definitivo e nomes emprestados, 13 reforços: os laterais Bruno Peres, Fucile, Juan e Rafael Galhardo; os zagueiros David Braz e Ewerton Páscoa; o volante Gerson Magrão; os meias Patito Rodriguez, Bernardo e João Pedro; e os atacantes, André, Bill, e Miralles. Destes, porém, apenas Bruno Peres e André efetivamente se firmaram como titulares.