terça-feira, 6 de novembro de 2012

Luis Alvaro diz que comprar 30% dos direitos de João Pedro foi um erro


Bruno Cassucci, Fellipe Lucena e Marcio Porto - 06/11/2012 - 08:30 Santos (SP)


João Pedro - (Foto: Ricardo Saibun/Divulgação Santos FC)


Reforço que menos atuou na temporada, com apenas 184 minutos em campo, João Pedro tem passagem tão apagada no Santos que até o presidente Luis Alvaro Ribeiro teve dificuldades de lembrar seu segundo nome quando a reportagem do LANCENET! lhe perguntou sobre a situação do atleta.


Em entrevista exclusiva, o mandatário alvinegro também admitiu que foi um erro do clube comprar 30% dos direitos econômicos do meia, que foi contratado por empréstimo até dezembro de 2014.


– Era uma aposta. Mas a gente erra... – lamentou o presidente.


A conclusão de Luis Alvaro, alertada por conselheiros desde o início, é de que o atleta era totalmente desconhecido inclusive do técnico Muricy Ramalho. Portanto, o ideal era que o período de empréstimo fosse um teste para o investimento.


O Santos não revela quanto pagou e João pode ter seu contrato rescindido e não continuar em 2013.


Revelado pelo Atlético-MG, João Pedro se transferiu imediatamente para a Itália, onde defendeu o Palermo. Por lá, também atuou pouco e sua última parada antes do Peixe foi o Peñarol, do Uruguai.


Após a Libertadores, com a saída de Elano, Borges e a iminente de Ganso, o gerente de futebol Nei Pandolfo indicou a contratação por já ter trabalhado com ele no Galo.


Sob expectativa por já ter atuado com Neymar, João Pedro, porém, nunca se firmou. Foi titular em apenas um jogo e aí mora sua lamentação. Ele foi escalado como atacante, posição que, diz, não prefere e não estava acostumado a atuar. Ele ainda tem esperanças de ficar.


– Claro que vou render mais na minha posição. Atrapalha um pouco – declarou o jogador, ao LANCE!.


Muricy, por sua vez, evitou se estender ao falar sobre o meia e se ele vai permanecer no próximo ano.


– Tem contrato e não tem o que comentar sobre esses jogadores.


ENTREVISTA EXCLUSIVA COM JOÃO PEDRO


Depois de quatro meses de clube, esperava outro cenário?

A gente quer sempre jogar, mas é complicado. Tem muita gente, cheguei no meio da temporada, mas estou tranquilo no sentido de que estou trabalhando bem, me esforçando ao máximo e vou estar preparado para agarrar uma chance.


Imaginou tantas dificuldades?

Sabia que ia ter, mas achei que fosse jogar mais. Qualquer lugar que você vai é assim, você acha uma coisa e é outra, mas no Brasil é sempre mais competitivo.


Está magoado?

Estou muito feliz pelo que aprendi, pela forma que trabalho. Fico muito triste de não estar jogando, mas entendo que não depende só de mim, outros jogadores estão fazendo o trabalho também. Mas estou tranquilo, sou muito jovem.


Como foi sua contratação?

Foi rápido porque quando eu estava no Uruguai já não queria voltar para a Itália. O Atlético-MG me contactou primeiro, por ter 30% dos meus direitos, e o Nei Pandolfo acabou me indicando. Foi tudo muito rápido porque o Santos é um grande clube e espero ficar.


Sua contratação foi muito questionada, acha que isso atrapalhou?

Não, no meu time eu também iria querer um jogador de nome. Como não era conhecido, fui muito cedo para a Europa, e muitos não conhecem o futebol estrangeiro, é normal. Na fase ruim do time, ninguém quer um João, só Pelé.


O que falar para os críticos?

Que estou muito tranquilo com a maneira como trabalho e estou muito seguro do que vai acontecer. Tenho 20 anos e não tenho pressa.


ENTREVISTA EXCLUSIVA COM LUIS ALVARO RIBEIRO


É verdade que o Santos contratou o João Pedro mesmo sem Muricy Ramalho ter concordado?

Ele não aprovou, é verdade, pois não conhecia o jogador.


Por que contratá-lo, então?

Foi uma aposta, às vezes isso dá certo e às vezes, não.


Quem o indicou, então?

O João foi oferecido pelo Audax, time dele... Ele havia brilhado no Atlético-MG, tinha um currículo interessante e precisava de um cenário. Achávamos que o cenário era o Santos. Podia ter explodido e podia ter ficado. Infelizmente, não aconteceu.

Nota da redação: O jogador nunca pertenceu ao Audax, mas sim à empresa Traffic.


No entanto, no Palermo (ITA) e no Penãrol (URU), ele era reserva...

O Neymar e o Ganso também eram reservas antes... Espera um pouquinho. O Wesley saiu do Santos amaldiçoado, vocês lembram disso, e voltou titular. Ser reserva no Palermo não quer dizer nada.


O senhor assume o erro pela contratação do João Pedro?

Contratação é como a vida, às vezes você acerta e às vezes erra. Nós conquistamos dois títulos, mantivemos a média que vínhamos tendo. Sábado (contra o Cruzeiro), mostramos que temos elenco.


Números de João Pedro pelo Santos:


Foram dez jogos no total (um como titular): 184min.


Foram quatro jogos no ataque (um como titular): 130min.


Foram seis jogos no meio (todos como reserva): 54min.


Jogos em que atuou:


15/jul - Internacional 0x0 – Fora - Entrou aos 29' do 2o. Tempo (jogou no ataque) – 16min


18/jul - Botafogo 0x0 – Casa - Entrou aos 21' do 2o. Tempo (jogou no ataque) – 24min


21/jul - Vasco 0x2 – Fora - Entrou aos 14' do 2o. Tempo (jogou no ataque) – 31min


26/jul - Atlético-MG 0x2 – Fora - Saiu aos 14' do 2o. Tempo (jogou no ataque) – 59min


08/ago - Cruzeiro 4x2 – Casa - Entrou aos 29' do 2º tempo (jogou no meio) – 16min


11/ago - Atlético-GO 2x2 – Casa - Entrou aos 43' do 2º tempo (jogou no meio) – 2min


09/set - São Paulo 0x0 – Casa - Entrou aos 34' do 2º tempo (jogou no meio) – 11min


12/set - Flamengo 2x0 – Casa - Entrou aos 33' do 2º tempo (jogou no meio) – 12min


22/set - Portuguesa 1x3 – Casa - Entrou aos 38' do 2º tempo (jogou no meio) – 7min


06/out - Internacional 1x1 – Casa - Entrou aos 39' do 2º tempo (jogou no meio) – 6min