quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Santos se mostra otimista em abrigar seleções durante a Copa do Mundo


Gramado do CT Rei Pelé (Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)CT Rei Pelé pode receber seleção durante Mundial

(Foto: Marcelo Hazan / Globoesporte.com)


O Santos está otimista quanto as chances de abrigar a preparação de uma seleção na Copa do Mundo de 2014. Selecionados em agosto pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa para a lista de centros de treinamentos de seleções (CTS), a Vila Belmiro e o CT Rei Pelé têm recebido visitas de delegações de países que disputam as Eliminatórias para o Mundial.


De acordo com o vice-presidente Odílio Rodrigues, uma das razões para o otimismo está na reação positiva dos visitantes quanto ao clube e à própria cidade de Santos, que avalia como "atraente" às delegações pela estrutura existente e a proximidade de São Paulo (cerca de 80 quilômetros), cidade que receberá seis partidas da competição - dentre elas, a abertura do Mundial.


- Temos esperança. Os critérios para escolha (dos centros de treinamento) não são nossos. Mas (a cidade de) Santos oferece muitas condições, como a estrutura hoteleira e o acesso fácil a São Paulo, por meio das rodovias Anchieta e Imigrantes. A região é agradável. Os representantes dos países que estiveram aqui aparentemente gostaram do que viram. Com certeza, o nome do Santos também foi importante nesse processo - avaliou.



A região é agradável. Os representantes dos países que estiveram aqui aparentemente gostaram do que viram. Com certeza, o nome do Santos também foi importante nesse processo"


Odílio Rodrigues



Dentre os países cujas confederações de futebol já encaminharam delegações a Santos, estão Bélgica, México, Alemanha, Inglaterra e Grécia - todos fortes candidatos a vagas para 2014. Alemães e belgas lideram seus grupos nas eliminatórias europeias, enquanto gregos e ingleses estão em segundo lugar nas chaves encabeçadas, respectivamente, por Bósnia-Herzegovina e Montenegro. Já os mexicanos encerraram a terceira fase das disputas nas Américas Central e do Norte com 100% de aproveitamento.


A projeção do Comitê Santos Pró-Copa 2014 (grupo que reúne poder público, empresários e representantes da economia santista) é que o município receba cerca de 132 mil turistas durante o Mundial, entre estrangeiros e brasileiros. Além da expansão da rede hoteleira (que hoje conta com aproximadamente 2,8 mil leitos e cuja expectativa é que supere os cinco mil leitos até 2014), outra aposta para a recepção dos visitantes está no porto. Por meio de obras entre os armazéns 23 e 29, que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Copa), a capacidade para atracação será ampliacada para até seis navios de passageiros, que serão usados como "hoteis flutuantes", disponibilizando mais 15 mil leitos.


Independentemente da delegação que vier à cidade, Odílio Rodrigues considera que o retorno será positivo ao Santos, à cidade que dá nome ao Peixe e à própria Baixada Santista - que ainda tem um terceiro centro de treinamentos selecionado pela Fifa para 2014: o Estádio Antônio Fernandes, em Guarujá.


- É importante (que uma seleção se hospede na região). Além de fazer bem participar, é bom para o prestígio das cidades (da região) e, evidente, do clube. Serão muitos turistas que desembarcarão em Santos, especialmente via porto, e que terão acesso fácil à capital. Acho que todos ganham com isso - concluiu o vice-presidente santista.