Jabaquara pode receber jogadores do Santos para
2013 (Foto: Juliana Vieira / Globoesporte.com)
Alguns jogadores do Santos podem atuar, a partir de abril, em um de seus co-irmãos na Baixada Santista: o Jabaquara. O time rubro-amarelo, que disputa o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente ao quarto escalão do futebol de São Paulo), procurou o Alvinegro há um mês, atrás de parceria para montar o elenco de 2013. O clube da Vila Belmiro vai enviar ao Leão da Caneleira uma lista de atletas formados no clube e pouco utilizados pela comissão técnica.
- Vamos oferecer uma relação (de atletas) e cabe ao Jabaquara conversar com os jogadores, para ver se eles têm interesse. No ano passado, fizemos a mesma coisa com a Portuguesa Santista - explica o vice-presidente do Santos, Odílio Rodrigues.
Vale lembrar que no ano passado o ex-jogador Paulinho Kobayashi (que comandou o Jabaquara na Segundona) acompanhou os jogos do Santos na Copa do Brasil Sub-20 e no Paulista Sub-20. Kobayashi é, também, o nome preferido da diretoria do Jabuca para dirigir a equipe em 2013 - o próprio treinador também não descarta voltar à equipe da Caneleira, que ainda não definiu o técnico para a nova temporada.
- O primeiro passo será definirmos o treinador, o que deve ocorrer até a segunda quinzena de fevereiro. Depois, teremos de conversar com o próprio atleta, pois não vai depender só do interesse dos clubes. Ao longo da história, Santos e Jabaquara sempre foram parceiros. Até por isso, apesar dessa ressalva, estamos otimistas. Se consolidado, será muito importante - destaca o vice-presidente de futebol do Jabuca, Gilson Pereira da Silva.
Não seria a primeira vez que Santos e Jabaquara teriam entre si um tipo de parceira. Em 2002, ano no qual o Peixe sagrou-se campeão brasileiro, o time "B" do Alvinegro representou o co-irmão da Caneleira no extinto Paulistão da Série B3 (sexta divisão). Com ajuda dos santistas, o Jabuca foi campeão do torneio - tendo inclusive disptuado a final do Estadual na Vila Belmiro. O meia Jerri, destaque da campanha rubro-amarela, ganhou chances na equipe de Emerson Leão em 2003.
O Jabaquara já deu início à preparação para a Segundona, e deve ter como base no Estadual, que terá início no dia 28 de abril, o elenco que sagrou-se vice-campeão Paulista Sub-20 da Segunda Divisão no ano passado. As principais apostas são o meia Avatar e o atacante Victor Gualberto - que chegaram a ser sondados por Cruzeiro e América-MG em 2012.