A bola parada sempre foi uma das armas dos times comandados por Muricy Ramalho. Ultimamente, porém, o Santos tem tido trabalho com essa jogada. Dos últimos sete gols sofridos pelo Alvinegro, cinco saíram em lances assim. Dois deles no empate em 2 a 2 com o Flamengo-PI, no Albertão, pela Copa do Brasil, e que impediram o Peixe de eliminar a partida de volta do confronto (veja no video ao lado).
Autor de um dos gols santistas em Teresina, Montillo foi quem fez o alerta às dificuldades que o Santos tem encarado na bola parada. Para o meia, o gol de falta de Edson Di, o segundo do Flamengo-PI na partida, acabou mudando um jogo a favor dos piauienses.
- O time não estava mal, vinha até muito bem. Mas, infelizmente, tomamos um gol de falta, e aí muda toda a partida. Estamos tomando muitos gols de bola parada. Na próxima semana, teremos de matar o jogo lá (em Santos). Queríamos matar o confronto hoje (quarta). (A Copa do Brasil) É uma competição longa, mas não conseguimos. Agora, é continuar trabalhando - disse.
Montillo, meia do Santos (Foto: Bruno Gutierrez)
Além dos gols levados em Teresina (o primeiro do Flamengo saiu em uma cobrança de pênalti), o Santos também sofreu com a bola parada nos empates em 1 a 1 com o São Caetano (gol de falta de Jael, logo no início do jogo) e 2 a 2 com o Mogi Mirim (Henrique, de cabeça, depois de tiro livre, marcou o primeiro do Sapão). Até na vitória por 2 a 1 sobre o Mirassol, o Peixe foi vazado assim - o gol saiu após bate-rebate de um escanteio, com a bola sobrando para André Luis deixar sua marca contra o Alvinegro.
O Santos reencontra o Flamengo-PI na próxima quarta-feira, às 22h (de Brasília), na Vila Belmiro, e precisa de uma vitória simples para se classificar. Em caso de empate sem gols ou por 1 a 1, o Alvinegro também se classifica. Um novo 2 a 2 leva a decisão do confronto para os pênaltis. Já igualdades a partir de 3 a 3 dão a vaga à segunda fase da Copa do Brasil ao time piauiense.
Antes disso, porém, o Santos volta a campo pela 18ª rodada do Campeonato Paulista. Em Santa Bárbara d'Oeste, o Peixe visita o União Barbarense neste sábado, às 18h30m (de Brasília). No Estadual, o Peixe é o quarto colocado com 33 pontos e já está classificado às quartas de final, mas ainda busca se assegurar entre os quatro primeiros da competição, para ter vantagem no mata-mata.