quarta-feira, 10 de abril de 2013

Fla-PI e Santos já se enfretaram em amistoso na década 70 no Albertão


Flamengo-PI e Santos voltam a se encontrar, nesta quarta-feira (10), 37 anos depois no estádio Albertão, em Teresina. Desta vez, em uma partida oficial. Antes, no distante ano de 1976, os dois clubes se enfrentaram pela primeira, e única vez, em um jogo amistoso. O time paulista estava fazendo uma excursão pela região Nordeste e a capital piauiense foi um dos destinos.


Juary ex-jogador do Santos (Foto: reprodução)Juary, ex-jogador do Santos,

esteve em Teresina em 1976

(Foto: reprodução)


Na época, o time Santista já não contava mais com Pelé, que havia deixado o clube em 1974 para defender o Cosmos, dos Estados Unidos. Porém, tinha jovens craques como Ailton Lira, Nílton Batata, Juary e João Paulo. O grupo que deu origem a expressão “Meninos da Vila”, tão famosa em tempos atuais.


Do outro lado, o Flamengo-PI era o atual campeão Piauiense, título conquistado quatro anos depois do bicampeonato de 1970/71. O time era comandado pelo meia Augusto Melo, que na oportunidade tinha somente 23 anos de idade, mas já era capitão do elenco. Ele recorda que apesar de não ter mais o Pelé, o Santos continuava tendo um time espetacular.


- O Santos sempre foi um time de base. E, naquele ano, estava nascendo de fato os meninos da vila, que depois foi reativado com novas gerações, como a do Robinho e Diego, e mais recente Neymar e Ganso – afirmou o ex-jogador, que atualmente tem 58 anos de idade, e atua como comentarista e olheiro dentro do futebol piauiense.


Augusto lembra que o amistoso de 1976 levou pouco mais de 10 mil torcedores ao Albertão (10.116 torcedores oficialmente) e acabou com a polêmica com o time paulista, que cinco anos antes deixou de se apresentar no Piauí porque Pelé não estava na delegação. Por conta disso, o então governador do Estado, Alberto Silva, mandou cancelar o amistoso.


- Todo mundo ainda tinha na lembrança aquele episódio. Mas, no final o Santos veio e o jogo foi bom. Tanto que começamos ganhando por 2 a 0 e fechamos o primeiro tempo assim. Só que, na volta, os meninos da Vila realmente mostraram futebol e viraram para 4 a 2 – lembrou.


Augusto Melo Flamengo-PI (Foto: Raoni Barbosa / ODIA)Augusto Melo relembra do amistoso contra o Santos em 1976. Aos 23 anos, ele era o capitão do Flamengo-PI naquela partida no Estádio Albertão, em Teresina (Foto: Raoni Barbosa / ODIA)


Também em campo naquele amistoso, o volante Vidal ressalta a grande procura do torcedor piauiense pelo Santos. Então com apenas 19 anos de idade e em sua segunda temporada no Flamengo-PI, ele lembra que o clube paulista sempre teve referências dentro de campo, mesmo após a saída do Pelé, seu maior ídolo.


- Santos sempre teve torcida por causa do Pelé, pelos títulos que ele conquistou, a visibilidade que proporcionou ao clube. E agora com Neymar não é diferente – disse Vidal, que além do Flamengo-PI ainda atuou pelo River-PI e Auto Esporte, conquistando quatro títulos estaduais em sua carreira.



É preciso ter atenção com o time do Santos, que já tem um time experiente; enquanto que o do Flamengo-PI foi formado este ano"


Vidal, ex-jogador do Flamengo-PI



Então, o ex-jogador do Flamengo-PI quis passar um recado para o atual elenco rubro-negro. De acordo com ele, é preciso ter cautela no início da partida e não querer jogar de igual para igual, sempre respeitando o adversário, que vem de uma temporada positiva.


- Eu sei que o jogo é jogado, mas é preciso ter atenção com o time do Santos, que já tem um time experiente, que se conhece há bastante tempo; enquanto que o do Flamengo-PI foi formado esse ano e agora que está ganhando experiência – pontuou.


Entretanto, tanto ele quanto o Augusto acham que o Flamengo-PI tem condições de sair do Albertão com um resultado positivo, como um empate por exemplo. Flamengo-PI e Santos se enfrentam nesta quarta-feira, no estádio Albertão, a partir das 22h, em partida válida pela primeira fase da Copa do Brasil.