sexta-feira, 12 de abril de 2013

Neto não crê em 'fator Neymar' para oscilação santista na temporada


Neto - Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Neto fará dupla com Edu Dracena neste sábado

(Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


Passados 18 jogos na temporada (17 pelo Campeonato Paulista e um na Copa do Brasil), o Santos ainda não convenceu a torcida. Coincidentemente, até mesmo Neymar não tem encontrado vida fácil em 2013. Embora seja o artilheiro santista no ano com oito gols, o atacante chegou a encarar uma "seca" de seis partidas sem ir às redes e até a ser cobrado por torcedores após o empate por 2 a 2 com o Mogi Mirim.


O zagueiro Neto , contudo, rechaça a ideia de que o desempenho de Neymar seja um "termômetro" do que é apresentado pelo Santos. Para ele, a equipe é que pode ajudar o astro a praticar o melhor futebol possível, já que se trata de um jogador "muito acima da média".


- O Neymar é um grande jogador, dispensa comentários, mas não joga sozinho. Contra o São Paulo, por exemplo, o Miralles fez dois gols (Neymar marcou o outro na vitória por 3 a 1) e jogou uma grande partida. Não só ele, como outros jogadores. Os melhores do mundo brilham quando a equipe está bem. Isso é no Barcelona, no Real Madrid, e aqui também. Quando o time está bem, facilita as coisas para o Neymar, porque ele é muito acima da média. Mas quando a equipe não vai bem, ele não pode decidir sozinho - avalia.


- Se a equipe não estiver legal, cai tudo (críticas) nas costas dele (Neymar). Às vezes, dizem que o Neymar foi mal e o time perdeu, ou que ele arrebentou e o Santos ganhou. Mas não é bem assim - emenda.


Neto defende que o Santos já apresentou um padrão de jogo melhor na temporada e justifica relembrando o bom início no estadual, quando o Peixe chegou a liderar a competição. O zagueiro aposta que o elenco santista tem condições de retomar esse futebol.


- Na minha opinião, empatamos com o São Caetano jogando muito bem. Eles tiveram a felicidade de fazer um gol rápido, mas demos 18 finalizações. Já chegamos a ganhar do São Paulo, que hoje é o líder... A equipe oscilou, o futebol de hoje não é o que gostaríamos de apresentar, mas vamos buscar aquele padrão de novo. Vira e mexe, alguém se contunde ou vai para a Seleção, e você perde um pouco desse padrão. Mas podemos, sim, melhorar. Temos de ralar, entrar com sangue nos olhos, para não sermos mais surpreendidos.


Com Durval suspenso pelo terceiro cartão amarelo, Neto retorna à equipe titular neste sábado, às 18h30m (de Brasília), contra o União Barbarense, em Santa Bárbara d'Oeste, pela 18ª rodada do Paulistão. O Peixe é o quarto colocado com 33 pontos. Será a primeira vez que o zagueiro, ainda invicto pelo Alvinegro, atuará ao lado de Edu Dracena na temporada.