Faltando pouco mais de um ano para a Copa do Mundo, o Brasil ainda não tem um time pronto para a disputa do Mundial. Desde 2009, por exemplo, a equipe não vence uma seleção de grande porte. De lá para cá, perdeu para Alemanha, Argentina – duas vezes -, Inglaterra e França, além dos empates com a Itália, em 2 a 2, e com a Rússia em 1 a 1, no último mês de março. Tentando mudar isso, a CBF trocou Mano Menezes por Luiz Felipe Scolari . Mas para Vampeta, campeão do mundo em 2002, o problema do Brasil não é treinador.
- Eu acho que tem técnico e não tem jogador. Quando cheguei na Seleção tinha Rivaldo, Ronaldo, Cafu, Roberto Carlos. E hoje, o Neymar , com 21 anos, tem que ser líder. O Thiago Silva , por melhor que seja, o David Luiz , têm que liderar a Seleção. Aí o Neymar fica pressionado. O Lucas, a gente ainda não sabe... Lembro que da geração que foi campeã em 1994, tinha Ricardo Rocha, Ricardo Gomes, Dunga, Romário, eram líderes, não só na Seleção, como nos clubes também – lembrou Vampeta.
Para Vampeta, Neymar ainda não está pronto para suportar a pressão da Seleção (Foto: Agência Reuters)
Hoje dirigente, é diretor do Grêmio Osasco, Vampeta fala que o problema do futebol brasileiro é mais profundo e difícil de ser sanado.
- O erro é nas categorias de base. O Brasil hoje não é mais o melhor em revelar jogadores. Não se pensa em ter talento, só de fazer o garoto evoluir o porte físico. Tudo é pensado em levar o garoto para a Europa, que tenha força e altura. No Grêmio Osasco, quando me perguntam sobre o que o garoto tem que levar para fazer o teste, eu falo que tem que levar o futebol.
Nesta terça-feira, Felipão convoca a seleção brasileira para os amistosos contra a Bolívia, dia 6 de abril, na Bolívia, e contra o Chile, dia 24 de abril, no Mineirão.