Depois de duas temporadas, o Santos FC volta a disputar a Copa do Brasil. Campeão do torneio em sua última participação, em 2010, o Peixe estreia na competição nacional nesta quarta-feira (10), diante do Flamengo (PI), às 21 horas, no Estádio Alberto Silva, o Albertão, em Teresina (PI).
Vencedor da Libertadores 2011, além de campeão mais duas vezes do Paulistão e uma da Recopa Sul-Americana, após o último título nacional, o Alvinegro Praiano chega forte para mais uma disputa da Copa do Brasil.
Do elenco que levantou a taça há três temporadas, oito jogadores ainda atuam pelo time da Vila Belmiro: Rafael, Vladimir, Edu Dracena, Durval, Léo, Arouca, André e Neymar (artilheiro da competição naquele ano, com 11 gols). Além disso, a equipe, que é dirigida pelo vitorioso treinador Muricy Ramalho, conta com atletas de destaque como os meias Montillo e Cícero.
A Copa do Brasil
Em 2013, o maior torneio de mata-mata do País sofreu mudanças em relação às edições anteriores. Nesta temporada, os clubes que disputam a Copa Libertadores voltam a jogar a competição, mas apenas a partir das oitavas de final.
O campeonato começou na última quarta-feira (03) com 80 clubes, que jogarão em sistema de mata-mata, com partidas de ida e volta. Nas duas primeiras fases, caso o visitante vença por dois gols de diferença, o duelo de volta será automaticamente eliminado.
Na quarta fase (oitavas de final), serão 16 times. Dez virão das etapas anteriores da Copa do Brasil, enquanto os outros seis, são os representantes do País na Libertadores. E a forma de disputa segue desta maneira até a decisão.
Sem Muricy para a estreia
Nesta quarta-feira (10), completa-se exatos dois anos da estreia de Muricy Ramalho no banco de reservas do Santos FC. No dia 10 de abril de 2011, o Peixe empatava sem gols com o extinto Americana, no Estádio Décio Vitta, na primeira partida sob o comando do vitorioso treinador.
Mas para a estreia na Copa do Brasil, o Peixe será dirigido pelo auxiliar de Muricy, Mário Perez, o Tata. Isso porque, o treinador santista recupera-se de uma diverticulite (inflamação no intestino grosso) e não viajou com o time.
Fora Muricy, o Alvinegro Praiano não conta com Arouca (em recuperação de uma lesão na região póstero medial da coxa direita), Bruno Peres (lesão muscular no adutor da coxa esquerda) e Miralles (reforço muscular).
Já o zagueiro Edu Dracena, poupado dos dois últimos jogos, contra São Caetano e Oeste, por causa de uma tendinite no joelho esquerdo, está de volta ao time.
Tá na história
Santos FC e Flamengo (PI) já se enfrentaram por uma vez na história. Foi no dia 08 de dezembro de 1976, no mesmo Albertão. Na vitória por 4 a 2 do Peixe, curiosamente, o hoje assistente técnico e treinador do Santos FC nesta quarta-feira (10), o ex-ponta direita Tata, atuou pelo Alvinegro Praiano naquele dia, em Teresina (PI).
Relembrando a campanha vitoriosa
O Santos FC iniciou sua trajetória rumo ao inédito título da Copa Brasil diante do Naviraiense (MS). No Morenão, em Campo Grande (MS), vitória por 1 a 0, com gol de Marquinhos. No jogo da volta, na Vila Belmiro, 10 a 0 para o Peixe, construído por André (3), Neymar (2), Madson (2), PH Ganso, Robinho e Marquinhos.
Na segunda fase, o Alvinegro Praiano goleou o Remo (PA) por 4 a 0, no Mangueirão, em Belém (PA), e eliminou o jogo de volta. Neymar e André, duas vezes cada, marcaram os tentos da goleada.
Já nas oitavas de final, 8 a 1 para cima do Guarani, na Vila Belmiro. Naquele confronto, Neymar foi às redes por cinco vezes. Robinho (2) e Marcel completaram a goleada. No jogo de volta, no Brinco de Ouro da Princesa, triunfo do Bugre por 3 a 2. Breitner e Alex Sandro anotaram os gols santistas em Campinas (SP).
Nas quartas, o adversário foi o Atlético Mineiro. No Mineirão, vitória do Galo por 3 a 2. Robinho e Edu Dracena marcaram para o Santos FC em Belo Horizonte (MG). No segundo duelo, 3 a 1 para o Peixe, com gols de André, Neymar e Wesley.
O duelo semifinal foi diante do Grêmio. No Olímpico, derrota por 4 a 3. Os gols do Peixe foram anotados por André, duas vezes, e Robinho. Na volta, na Vila Belmiro, 3 a 1 para o Santos FC, com gols de Robinho, Wesley e PH Ganso.
E na decisão, o rival foi o Vitória (BA). No primeiro embate, na Vila Belmiro, 2 a 0 para o Alvinegro Praiano, com tentos de Neymar e Marquinhos. Na finalíssima, no dia 04 de agosto, no Barradão, 2 a 1 para os baianos. Com o gol de cabeça de Edu Dracena, o Santos FC garantiu o título inédito para a galeria de taças do Estádio Urbano Caldeira.
Arbitragem
O trio de arbitragem de Santos FC e Flamengo (PI) é do Rio Grande do Norte. Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro apita o duelo. Luis Cláudio Camara Bezerra e Izac Marcio da Silva Oliveira atuam como assistentes. Antonio Trindade de Sousa, do Piauí, é o quarto árbitro.
Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:
Orkut: www.orkut.com.br/santosfc
Facebook: www.facebook.com/santosfc
Youtube: www.youtube.com/santostvoficial
Flickr: www.flickr.com/santosfc
Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao