quinta-feira, 13 de junho de 2013

Exigências de Bielsa fazem diretoria do Santos desistir do treinador


marcelo bielsa atlético de bilbao (Foto: Agência Getty Images)Bielsa não abre mão de exigências, e Santos desiste

(Foto: Agência Getty Images)


As exigências do argentino Marcelo Bielsa estão fazendo o Santos desistir de sua contratação. Salários em euros, equipe com quatro auxiliares-técnicos, multa rescisória no valor total do contrato (ou seja, se o demitisse antes do término do vínculo, que iria até dezembro de 2014, o clube teria de pagar o valor equivalente aos salários de todo o período). Bielsa também pediu plenos poderes para comandar o futebol santista e exigiu só se apresentar em janeiro – até lá, deixaria um auxiliar comandando a equipe.


Alguns pedidos foram considerados normais pela diretoria, que aceitou negociar. Todos, não. Bielsa não abre mão de nenhum. Com isso, o Peixe repensa a tentativa de mexer no cenário com um técnico estrangeiro, de nome, com passagens por seleções importantes e que trouxesse novas ideias ao clube e ao futebol brasileiro. A princípio, o Comitê de Gestão do clube achava que valeria a tentativa. Diante de tantas exigências, não acha mais. A cúpula considera que o investimento é muito arriscado. Bielsa pediu salário superior aos 4 milhões de euros anuais (R$ 11,3 milhões) que ganhava na Espanha - os valores a serem pagos aos auxiliares também foram considerados altos pelos santistas.


Na última quarta-feira, o negócio estava quente. O clube chegou a congelar as negociações para saídas e chegadas de jogadores a pedido do argentino, que queria avaliar o elenco antes. O treinador até marcou uma visita à Vila Belmiro para esta quinta-feira: conheceria o clube, a estrutura, a comissão técnica, as categorias de base. No entanto, como a negociação emperrou, o encontro foi desmarcado.


Enquanto isso, Claudinei Oliveira, técnico do time sub-20, segue comandando a equipe principal.