quarta-feira, 5 de junho de 2013

Pelé: “Neymar tem a capacidade para jogar melhor do que o Messi”


Rei do futebol falou em entrevista exclusiva sobre Neymar e Copa do Mundo de 2014


Em entrevista dada em Nova York, Pelé falou sobre a ida de Neymar para o Barcelona e disse que o ex-santista pode, sim, ser melhor do que Messi no futuro, apesar de ter deixado claro sua admiração por ambos os jogadores. O ‘Atleta do Século’ falou com exclusividade para o Goal.com e também usou a oportunidade para explicar melhor a comparação que fez no ano passado, quando disse que Neymar já era superior do que o argentino do Barcelona.


“Nunca disse isso (que Neymar era melhor do que Messi), embora quando me perguntam sobre a comparação e sobre quem é melhor, eu digo: ‘se você ver o Neymar, ele não tem a mesma experiência que o Messi após dez anos no clube’. (Neymar) realmente melhorou nos últimos dois anos. Ele pode usar os dois pés bem e é bom no jogo aéreo”, disse o Rei.


“A diferença que eu tento explicar para as pessoas é que os dois são realmente muito bons. Eu adoro o Messi, adoro o jogador. Mas, para fazer a comparação, acredito que Neymar tem a capacidade para jogar melhor do que o Messi... ou talvez não.”


Neymar assinou com o Barça por cinco temporadas e foi apresentado em um grande espetáculo no Camp Nou, na segunda-feira. Para contratar o santista, o time catalão venceu uma árdua briga com o Real Madrid, que chegou a fazer uma proposta maior pelo camisa 11. Apesar de reconhecer que Neymar pode evoluir, Pelé brincou e se disse triste de ver o craque longe do Peixe.


“Não estou feliz, porque o Santos perdeu um grande jogador. Agora, sério, acho que é bom para ele, porque o Neymar era, sem dúvidas, o melhor jogador do Brasil, então agora ele terá a experiência de jogar fora. Jogar na Europa é um pouco diferente do que na América do Sul. O futebol na Europa é um pouco mais duro, enquanto na América do Sul é um pouco mais tranquilo e técnico.”


Sobre a campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2014, o eterno camisa 10 mostrou otimismo com a participação do escrete canarinho, ainda mais agora sob o comando de Luis Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira. Pelé também colocou Alemanha e Espanha como as duas favoritas ao título mundial.


“Acho que o Brasil tem uma excelente oportunidade de ir bem. Ganhar (a Copa do Mundo) é muito difícil no futebol, mas o time tem os jogadores. O time teve quase três anos com Mano Menezes, mas infelizmente não tínhamos uma base. Agora, um mês com o Felipe (Scolari) e com o Parreira. Eles são técnicos excelentes. Se tivesse que escolher agora, um ano antes da Copa do Mundo, acredito que a Alemanha seria uma boa surpresa, eles têm um bom time e bons jogadores, e a Espanha, sem dúvidas. Depois, o Brasil”, finalizou.