sexta-feira, 25 de outubro de 2013

'Rei da Trave', Thiago Ribeiro tenta acertar pontaria para decidir clássico


Atacante nenhum gosta de ficar no quase. Chutar para fora, ver o goleiro adversário fazer uma grande defesa e, principalmente, carimbar a trave sempre deixa quem está acostumado a balançar as redes com um gosto amargo na boca. No Campeonato Brasileiro, um jogador que já foi artilheiro da Libertadores está se "especializando" em acertar os postes. Principal reforço da era pós-Neymar no Santos, Thiago Ribeiro quer deixar o título de "Rei da Trave" e ser decisivo no clássico contra o Corinthians, no domingo, pela 31ª rodada da competição.


Embora seja o vice-artilheiro do Peixe no Brasileirão, Thiago Ribeiro (ao lado de Leandro Damião, do Internacional) lidera o nada honroso ranking de finalizações na trave. Em 19 jogos no torneio, o camisa 9 do Alvinegro já carimbou os postes cinco vezes (veja o vídeo acima). Coincidentemente, todos esses "quases" foram jogando longe da Vila Belmiro, na vitória contra o Náutico, nos empates com Bahia e Grêmio e nas derrotas diante de Atlético-PR e Portuguesa.


Mas essa é uma "conquista" que Thiago Ribeiro não quer carregar por muito tempo. Após o treino da última quinta-feira, no CT Rei Pelé, o atacante topou um descontraído desafio proposto pelo GLOBOESPORTE.COM e pelo Globo Esporte e, para a alegria da torcida alvinegra, mostrou que está de bem com o gol.


O desafio era simples: o jogador teve à sua disposição 20 bolas para tentar acertar a trave - sem a tensão de uma partida oficial, a marcação de um zagueiro e a pressão pelos três pontos na tabela de classificação. O saldo? Onze gols, seis chutes para fora e apenas três bolas no poste.


- Que a mira continue assim. Para o atacante, ter uma boa pontaria é fundamental. É o jogador que joga mais próximo do gol. Queira Deus que a bola não acerte a trave mais. Mas, se acertar, que bata e entre. Porque a gente vai precisar bastante de fazer muitos gols até o fim do campeonato para continuar sonhando com uma vaga na Libertadores - comentou o camisa 9.


Thiago Ribeiro, atacante do Santos (Foto: Lincoln Chaves)Thiago Ribeiro durante o desafio: para alívio santista, mais gols que bolas na trave (Foto: Lincoln Chaves)


A obsessão pela mira perfeita se justifica. O próximo compromisso do Peixe no Brasileirão é contra o Corinthians, e vencer o clássico pode aproximar ainda mais o time da Libertadores do ano que vem. Mesmo com o adversário em má fase, Thiago Ribeiro não espera jogo fácil.


- Vai ser um jogo difícil. O Corinthians realmente tem uma defesa muito boa e compacta. A gente tem que ser inteligente para se movimentar, dificultar a marcação e não deixar a defesa em uma zona de conforto. Quanto mais movimentação, mas difícil é para um defensor.


Quando ele marca, a festa é dobrada


O santista tem muitos motivos para torcer para seu camisa 9 estar com a pontaria em dia contra o Corinthians - e nos sete jogos seguintes do time no Brasileirão. Nos seis jogos em que balançou as redes, o Peixe venceu. Foi assim contra Internacional, Fluminense, Goiás, Criciúma, São Paulo e Náutico.


* Por Flávio Meireles, Lincoln Chaves e Renato Cury