terça-feira, 29 de outubro de 2013

Times com menos posse vencem mais no Brasileirão


Tirando os empates do torneio, em 60% das partidas o vitorioso ficou menos tempo com a bola


O futebol mundial aprendeu a apreciar, e a admirar, o estilo de jogo do Barcelona. Sempre com a posse de bola e comandando a partida. No entanto, o Campeonato Brasileiro funciona exatamente da forma oposta, onde quem menos fica com a posse é quem mais vence.


Segundo dados levantados pelo Super Esportes, o Brasileirão teve 224 confrontos em que houve um vencedor e um perdedor, foram eliminados os empates. Nesta situação, 60% das equipes que saíram com os três pontos também terminaram o jogo com menos posse de bola, ou seja, isso ocorreu em 134 jogos.


E alguns clubes sofreram bastante com isso. É o exemplo do São Paulo, que é uma das equipes com mais tempo de posse de bola, mas está longe dos líderes do Brasileirão. Outro time que também sofre com isso é o Internacional.


Já o Goiás é o exemplo oposto. Na quinta colocação, a equipe de Walter venceu diversos jogos com menos posse de bola. O melhor exemplo ocorreu na quarta rodada. A equipe esmeraldina visitou o São Paulo, ficou com apenas 29% da posse e venceu por 1 a 0.


Outra rodada a ser citada é a 13ª. Foram seis jogos com vencedores e em 100% dos casos quem venceu ficou com menos tempo de bola. Na rodada anterior, a goleada do Coritiba por 4 a 0 sobre o Grêmio poderia ser confundida com dominação, mas foi o Tricolor quem ficou com 53% da posse de bola.