quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Del Nero faz sugestão para eliminar 'bandidos de organizadas'


Marco Polo del nero federação paulista de futebol (Foto: Ale Cabral / Futura Press)Marco Polo Del Nero dá ideia inusitada aos clubes

(Foto: Ale Cabral / Futura Press)


O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) polemizou ao ser questionado sobre o que pensa das torcidas organizadas, no sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2014, nesta quarta-feira, na sede da entidade. Sem poupar palavras, Marco Polo Del Nero sugeriu que os clubes se envolvam na questão e tragam para si próprios os torcedores, para que sejam comandados por monitores nas arquibancadas.


A ideia do mandatário seria que os torcedores fossem comandados por líderes, inicialmente remunerados pela própria Federação Paulista, para erradicar a violência – que vem se mostrando constante no futebol do estado ultimamente. O discurso de Del Nero arrancou olhares de estranhamento dos presidentes dos clubes, presentes ao local para o sorteio.


– Vou dar uma ideia, sugerir aos clubes. Nós temos de criar torcidas uniformizadas dentro dos clubes. É só começar a trazer as organizadas, com monitores a cada 100 torcedores. A Federação Paulista de Futebol se propõe a pagar esses monitores durante um tempo, até equacionar isso – afirmou.



O presidente acredita que levar os torcedores organizados para dentro dos clubes, extinguindo as facções, não mudará a cultura de arquibancada. Os protestos, sem violência, segundo ele, continuariam liberados. Mas de maneira educada, sem qualquer espécie de manifestação mais exaltada, “levadas às últimas consequências”. A difusa ideia foi pouco explicada por Del Nero.


– Quando você tiver essa uniformizada dentro do clube, com um monitor, que vai orientar a cantar hinos de ajuda ao clube, tudo vai melhorar. Pode criticar dirigente e jogador? É claro que pode. Mas sempre com educação. Quando tivermos um grande número de torcedores dentro do clube, matamos os bandidos das organizadas – completou.


Grandes clubes paulistas vêm tendo problemas com torcidas organizadas neste ano. O Corinthians, por exemplo, já disputou quatro partidas longe de São Paulo por conta de confusões nas arquibancadas, e ainda enfrentará o Fluminense, no dia 10 de novembro, fora da capital. O São Paulo, por sua vez, terá três confrontos sem mando de campo – e provavelmente enviados para Itu e Araraquara.