segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Armandão: Aloísio faz três gols sobre o Inter e é o craque da rodada#31


O apelido de "Boi Bandido" e as comemorações extravagantes, que vão de voadoras até puxões pela gola do técnico Muricy Ramalho, não deixam dúvidas: Aloísio não é um cara comum. Indiscutivelmente o atacante do São Paulo tem estilo próprio. Mas é com a bola nos pés que, no fim, ele precisa mostrar que é diferenciado. Tem conseguido. Embalado por boas atuações recentes e, sobretudo, gols, ele mais uma vez foi o grande destaque do São Paulo. Na vitória por 3 a 2 sobre o Internacional, fora de casa, Aloísio brilhou, com três gols. O primeiro, num chute cruzado, o segundo e o terceiro de pênalti, o que no caso do Tricolor, que sofreu com cobranças desperdiçadas ao longo do ano, não chega a ser uma facilidade. Ao contrário, eleva os méritos de Aloísio. Com seu "hat-trick", o "Boi Bandido" recebeu nota 9,0 e é o craque da 31ª rodada do Troféu Armando Nogueira.


Aloísio comanda uma seleção que tem dois jogadores do Botafogo, dois do Cruzeiro e dois do Coritiba. Do Bota, o goleiro Jefferson e o lateral-direito Edílson; da Raposa, o meia Éverton Ribeiro e o atacante Borges; e do Coxa, o zagueiro Leandro Almeida e o meia Alex. Completam o time o zagueiro Gustavo Henrique, do Santos, o lateral-esquerdo Uendel , da Ponte Preta, o volante Amaral, do Goiás, e o atacante Marquinhos , do Vitória.


No extremo oposto, vale registrar que nesta rodada um jogador fez por merecer a primeira nota zero do Brasileirão 2013. Foi Pará , do Grêmio, destaque negativo não só por seu gol contra, marcado nos primeiros segundos diante do Coritiba, mas pela entrada absolutamente desleal que deu em Geraldo e rendeu-lhe uma merecida expulsão. Algo imperdoável para os jurados do Armandão.


A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.


INFO - Seleção da 31ª rodada do brasileirão (Foto: Editoria de arte)


GOLEIRO


Não é à toa que a torcida do Botafogo se vangloria de cantar que Jefferson é o melhor goleiro do Brasil. Na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, resultado que recolocou o Glorioso na segunda posição, ele mais uma vez foi destaque. Entre seus melhores lances, estão uma espalmada após cabeceio de Jô e uma defesa segura em chute rasteiro dado pelo mesmo atacante atleticano. De quebra, Jefferson ainda esbanjou ao dar um drible em Fernandinho, que apertava a marcação e acabou surpreendido pelo camisa 1 botafoguense. Calma, técnica e liderança. Uma mistura que lhe valeu nota 7,5 e o posto de goleiro da rodada. Weverton (Atlético-PR), Walter (Corinthians), Galatto (Criciúma), Wilson (Vitória) e Victor (Atlético-MG) foram outros bons nomes, todos com nota 7,0.


LATERAL-DIREITO


E não é apenas no gol que o Botafogo emplaca jogador nesta seleção. A presença de Edílson contra o Galo deu segurança ao time e sossegou a torcida, que estava preocupada após ver o lado direito da defesa ser castigado no jogo anterior, contra o Flamengo, pela Copa do Brasil. Edílson foi bem na marcação, evitando, por exemplo, uma chance clara de Fernandinho, ao cortar um cruzamento, de cabeça. Ele também puxou-contra-ataques e quase fez um belo gol de falta, em que acertou a trave com um chutaço de longe. Edílson recebeu nota 7,0 dos jurados do Troféu Armando Nogueira. Menção honrosa a Mayke, do Cruzeiro, que teve atuação praticamente à altura da do alvinegro, no 5 a 3 sobre o Criciúma.


ZAGUEIROS


Há algumas rodadas o garoto Gustavo Henrique firmou-se como titular do Santos, ao lado de Edu Dracena, deixando no banco o experiente Durval. Neste fim de semana, ganhou ainda mais moral ao fazer uma boa partida e ainda marcar o gol do empate em 1 a 1 contra o Corinthians. Ele recebeu nota 7,0, a mesma de Leandro Almeida, do Coritiba, que praticamente não deu chance ao ataque do Grêmio de sequer incomodar o goleiro Vanderlei na goleada de 4 a 0 imposta pelo Coxa. Os superam as dulpas de zaga de Botafogo (Dória e Bolívar), Atlético-MG (Leonardo Silva e Emerson) e Goiás (Ernando e Valmir Lucas), cujos defensores todos receberam nota 6,5.


LATERAL-ESQUERDO


Durante todo o jogo contra o Vasco o lateral-esquerdo Uendel, da Ponte Preta, teve bom desempenho. Mas foi no final, num chute que resolveu arriscar de fora da área que o jogador pontepretano, de fato, garantiu sua vaga na seleção desta rodada do Armandão. A bola não foi tão bem colocada, mas contou com uma colaboração preciosa do goleiro Alessandro e morreu na rede. Lance fundamental para a vitória por 2 a 1 de um time que ainda tem esperança de escapar do rebaixamento. Uendel foi decisivo num jogo decisivo e recebeu um bom 7,5 como nota. Outros destaques da posição no fim de semana foram Júlio Cesar, do Botafogo, e Eugênio Mena, do Santos.


VOLANTE


Não é de hoje que Amaral manda bem à frente da defesa do Goiás. Contra o lanterninha Náutico, fora de casa, porém, ele se superou. Além de liderar a proteção à zaga, o capitão esmeraldino foi ao ataque deixar o seu golzinho, com uma testada colocada, decretando o triunfo por 2 a 0. Amaral ganhou nota 7,5 e é o único volante desta seleção. Alison, do Santos, e Rodrigo Caio, do São Paulo, também foram bem e merecem ser citados.


MEIAS


As torcidas de Cruzeiro e Coritiba têm motivos de sobra para aplaudir os meias desta seleção. Os principais armadores de cada time, Alex, do Coxa, e Éverton Ribeiro, da Raposa, conseguiram seus lugares entre os 11. Curiosamente, ambos têm história com as duas camisas. Se a torcida celeste tem saudade de Alex, ao menos hoje curte o talento de Éverton Ribeiro, que teve outra atuação especial, dessa vez no 5 a 3 sobre o Criciúma. O mesmo vale para a torcida do Coxa, que um dia contou com Éverton Ribeiro e que ainda tem o privilégio de ver o genial Alex vestindo a camisa alviverde e brilhando como brilhou numa goleada de 4 a 0 sobre o Grêmio. Éverton fez um gol e deu passe incrível para um golaço de Dagoberto. Alex também balançou a rede, num belo chute de fora da área (veja a jogada, ao lado). Ambos receberam 8,0. Vale destacar ainda Douglas, do Corinthians, que não entra na seleção da rodada, mas agradou com seu bom futebol, contra o Santos.


ATACANTES


Além de Aloísio, o grande craque da rodada, a seleção contra com outros dois atacantes. Primeiro, Borges , do Cruzeiro, que por pouco não foi ele o melhor jogador do fim de semana com sua nota 8,5. No 5 a 3 sobre o Criciúma, ele marcou duas vezes, acertou a trave e ainda deu trabalho a Galatto em outros arremates. Após um dos gols, feito numa cabeçada cheia de estilo, Borges chegou a se emocionar, indo às lágrimas enquanto comemorava com a torcida, com direito a salto mortal e camisa arrancada (assista, ao lado). Especial também foi a atuação de Marquinhos, do Vitória, que fecha o trio ofensivo com o 8,0 que recebeu pelo que fez na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, em pleno Maracanã. Além de um gol, participou dos outrs dois, com chutes que acabaram sobrando para os companheiros.