terça-feira, 29 de outubro de 2013

Galo x Peixe: confronto reúne jovens revelados por descobridor de Neymar


No confronto entre Atlético-MG e Santos, válido pelas semifinais da Copa do Brasil Sub-20, um personagem a parte é Roberto Antônio dos Santos, o Betinho. Trata-se do olheiro e técnico que ganhou notoriedade por descobrir Neymar e Robinho nas quadras e campos da Baixada Santista e que é também o responsável pelos primeiros passos de jovens que estarão em campo nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), em Sete Lagoas (MG), tanto do lado santista como do atleticano.


Montagem - Lucas Otávio Santos e Carlos Atlético MG sub20 (Foto: Editoria de Arte)Lucas Otávio e Carlos: promessas iniciadas no futebol por Betinho serão rivais (Foto: Editoria de Arte)


Dos jovens que costumam ser escalados pelo técnico santista Pepinho Macia, dois começaram com Betinho: o lateral-esquerdo Zé Carlos e o volante Lucas Otávio. O volante Pedro Maratta e o atacante Lucas Crispim, que devem ser opção no banco de reservas, também iniciaram no Peixe com o técnico – que atua como observador no departamento de franquias do clube.



O curioso é que apesar da ligação entre Betinho e Santos, alguns jovens por ele descobertos, mas que não tiveram sequência no Peixe, foram defender justamente o rival desta terça-feira. O mais badalado deles é Carlos, de 18 anos. O atacante, que já foi comparado a Bernard, está no Galo há quatro anos, indicado pelo próprio Betinho.


– A ida dele (Carlos) para o Atlético aconteceu numa época que o Santos estava com vários atacantes na base, como o Victor Andrade, o Guilhermão e o Léo, que hoje joga no Corinthians. Eu não estava no Santos (Betinho retornou ao Alvinegro Praiano em 2011), e na conversa com um amigo, que tinha amizade no Atlético-MG, indiquei o nome do Carlos – conta Betinho, que também recomendou ao Galo o atacante Matheus Nolasco, outro ex-Peixe.


– O Somália (como Matheus é conhecido) foi dispensado do Santos e agora está no Atlético, sendo bem cotado. Às vezes, é questão de abrir o olho, ter visão, dar um tempo maior, antes de fazer uma dispensa – diz o olheiro.


A partida de volta do confronto está marcada para o próximo dia 6, às 19h (de Brasília), na Vila Belmiro. Quem avançar terá pela frente na decisão Criciúma ou Botafogo.