quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Aranha aposta em sequência como titular para adiar aposentadoria


Goleiro Aranha Santos (Foto: Ivan Storti / Santos FC)Aranha, em boa fase, não pensa em aposentadoria

(Foto: Ivan Storti / Santos FC)


O mês era julho e a torcida do Santos não sabia o que pensar o que seria da meta de seu time sem Rafael, de saída para o futebol italiano depois de fechar o gol alvinegro entre 2010 e 2013. Sob desconfiança, Aranha assumiu a camisa 1 e, aos poucos, se tornou um dos jogadores mais regulares do Peixe no Campeonato Brasileiro - ele é o segundo goleiro melhor avaliado no Troféu Armando Nogueira, atrás apenas de Jefferson, do Botafogo.


Em grande fase, Aranha, que completa 33 anos em novembro, não quer nem saber de aposentadoria e só pensa em seguir brilhando.


Apesar de ser um dos mais experientes do elenco santista - apenas o zagueiro Durval, o volante Marcos Assunção e os meias Léo e Renato Abreu são mais velhos do que ele -, Aranha nem cogita a possibilidade de pendurar as chuteiras e as luvas. Mas não porque ele ainda se acha novo, e sim porque acredita ter ainda "muita lenha para queimar".


- Enquanto estiver produzindo e sendo útil pode ser (que siga jogando). Só com nome não é interessante. Todo mundo fala que carreira de jogador é curta, mas a gente abre mão de muita coisa por muito tempo.


Aranha virou titular justamente em uma "fria". Enquanto Rafael negociava sua ida para o Napoli, ele foi escalado para o clássico contra o São Paulo, pela sexta rodada do Brasileirão. Seguro, não decepcionou e ajudou o Alvinegro a vencer por 2 a 0. As boas atuações se repetiram, e aqueles torcedores desconfiados praticamente desapareceram.


- Sempre fiz meu trabalho direito. Por isso, fiquei no Santos esse tempo todo, mesmo na reserva. Tenho conseguido fazer um bom trabalho. E quando você consegue fazer um bom trabalho, vão surgindo os elogios - orgulha-se o goleiro.


Em 2013, são 31 jogos, 30 gols sofridos e, segundo o próprio Aranha, a melhor fase dele no Peixe.


- No Santos, é a minha melhor fase, principalmente porque eu sou titular hoje. O rótulo de reserva tira muitas coisas que você fez. Agora, que sou titular, sou sempre lembrado porque estão sempre observando - diz o goleiro.