quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Odílio aprova Paulistão com menos datas, mas avisa: ‘Não é suficiente’


O presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, avaliou que a mudança na forma de disputa do Campeonato Paulista, do formato de pontos corridos para o de uma primeira fase de grupos, foi positiva, mas ainda não é suficiente para atender as demandas de clubes e atletas. O dirigente acredita que, por 2014 ser ano de Copa do Mundo no Brasil, a redução de datas (23 para 19) no Estadual foi um avanço, mas a reformulação no calendário deve ser mais ampla.


- O Santos defende uma reformulação maior e mais ampla no calendário do futebol brasileiro. A redução de datas dos regionais foi um passo, mas isso não pode parar. Tem de avançar mais. Para o momento, diante da pressa, foi um avanço, mas ainda não é suficiente – disse.


Inicialmente, o Paulistão 2014 seria disputado nos moldes da edição deste ano: pontos corridos, semifinal e final, com estreia em 11 de janeiro. A necessidade de reduzir datas em razão da Copa, além da reclamação dos jogadores por conta do pouco tempo de férias (o Brasileirão se encerra em 8 de dezembro), levou a Federação Paulista de Futebol (FPF) e os clubes a buscarem um consenso sobre a fórmula que se adequasse a um pedido dos jogadores.


A edição do ano que vem terá quatro grupos com cinco times em cada, sendo que os dois primeiros se enfrentam em jogo único para definir os semifinalistas. A rodada de abertura será realizada no dia 19 de janeiro. O Santos está no grupo C, com Portuguesa, Ponte Preta, Paulista e São Bernardo. Trata-se, inclusive, da única chave com três clubes da Série A do Brasileirão – pelo regulamento, as equipes que estão na mesma chave não se enfrentam na primeira fase.


- Serão 15 jogos contra times de outros grupos, então, por enquanto, é difícil avaliar as equipes que estão em nossa chave. Mas, para escolher dois (classificados), ficou mais difícil. Você tem equipes com condições de avançar. Portuguesa, Ponte... São Bernardo e Paulista também. Temos de que respeitar todos. É um grupo difícil – resumiu.


Odilio Rodrigues vice presidente Santos (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)Odilio diz que reformulação no Estadual deve ser mais ampla (Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Divulgação Santos FC)