domingo, 27 de outubro de 2013

Em nova realidade no returno, Santos e Corinthians duelam em Araraquara


Quando se enfrentaram pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano (veja no vídeo), Corinthians e Santos estavam em situações opostas: o Peixe tentava se recuperar da humilhante goleada por 8 a 0 sofrida para o Barcelona, enquanto o Timão brigava pelo G-4 da competição nacional. Desta vez, as situações são diferentes: com o time da Baixada sonhando conquistar uma vaga na Libertadores e o clube do Parque São Jorge recém-eliminado da Copa do Brasil, em busca de estabilidade, os rivais alvinegros medem forças neste domingo, às 16h (horário de Brasília), na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara.


Em sua penúltima partida como mandante longe do Pacaembu, por conta de uma punição do STJD, o Corinthians tenta se reerguer para manter as esperanças de chegar ao G-4. A queda nos pênaltis para o Grêmio, na quarta-feira, irritou a torcida. Das 30 rodadas disputadas, em apenas duas o Timão esteve no “pelotão da frente”. Os últimos oito jogos pela competição nacional representam a única maneira de a equipe chegar à Libertadores - para isso, o presidente Mário Gobbi chegou a dizer que exige 100% de aproveitamento nas partidas restantes.



Com 43 pontos – três a mais que o adversário - e invicto contra os dois principais rivais da capital na competição (além do empate com o Timão no primeiro turno, o Alvinegro Praiano bateu o São Paulo duas vezes), a equipe da Baixada mira, principalmente, tirar a diferença para o Goiás - atualmente de três pontos. Isso porque se Grêmio ou Atlético-PR ficarem com o título da Copa do Brasil, uma vaga extra será aberta para o quinto colocado do Brasileirão, posição ocupada pelos goianos no início desta rodada.


A TV Globo transmite a partida para a cidade de Santos, enquanto o PremiereFC 1 exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m.


header as escalações 2


Corinthians: o meia Renato Augusto e o lateral Diego Macedo - também na função de meia -, são as principais novidades. Pato, após pênalti desperdiçado contra o Grêmio, foi para a reserva. O time do clássico é: Walter; Edenilson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme, Diego Macedo, Renato Augusto e Douglas; Emerson Sheik


Santos: o atacante Thiago Ribeiro sofreu um edema na coxa esquerda no treino de sexta-feira e foi vetado. Assim, Willian José fica com a vaga do atacante. O provável Peixe: Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Gustavo Henrique e Eugenio Mena; Alison, Arouca, Cícero e Montillo; Everton Costa e Willian José.

quem esta fora (Foto: arte esporte)


Corinthians: Fábio Santos (dores no púbis), Cássio (lesão muscular na coxa direita), Paolo Guerrero (recuperando-se de cirurgia no pé esquerdo) e Romarinho (suspenso pelo terceiro cartão amarelo).


Santos: o atacanteThiago Ribeiro (edema na coxa), o zagueiro Neto (tendinite no joelho esquerdo), os volantes Renê Júnior (estiramento na coxa direita) e Marcos Assunção (em recuperação de uma aplicação de lubrificante no joelho direito), o meia Léo (operação no joelho direito) e os atacantes Giva (incômodo no músculo adutor da coxa esquerda) e Neilton (lesão no tornozelo direito) estão entregues ao departamento médico.


header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Corinthians: Alessandro, Edenílson, Felipe e Gil.


Santos: Arouca, Durval, Edu Dracena, Everton Costa, Gustavo Henrique, Montillo e Rafael Galhardo.


header o árbitro (Foto: ArteEsporte)


Leandro Pedro Vuaden (RS) apita o jogo, auxiliado por Fábio Rogério Baesteiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP). O árbitro é o que mais trabalhou neste Brasileiro, com 16 partidas, sendo três do Corinthians (dois empates e uma derrota) e duas do Santos (uma vitória e um empate). Ele tem média de 3,6 cartões amarelos e já expulsou três atletas. Vuaden tem média de 35,5 faltas assinaladas e marcou dois pênaltis. O campeonato tem média de 4,4 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. Além disso, 64 pênaltis já foram assinalados e a média de faltas é de 34,7.


header_estatisticas (Foto: arte esporte)


Corinthians: a defesa menos vazada do Brasileirão (18 gols sofridos em 30 jogos) é a terceira que menos levou cartões (54 amarelos e três vermelhos) e a quarta que menos faltas cometeu (482). Segue como a melhor linha de impedimento do país. Dessa forma, tornou-se a equipe que menos finalizações sofreu (256) e a que menos finalizações certas permitiu (97). O problema é o ataque. É o time que menos fez finalizações (299) e o segundo que menos conseguiu finalizações certas (110). É o segundo ataque que menos fez gols (23).


Santos: oitavo ataque que mais fez gols (39), é o nono que menos finalizações fez (347) e o sexto que menos conseguiu finalizações certas (122). Ainda assim, tem o sétimo melhor índice de finalizações que viraram gol (11,2%). É o sexto ataque mais flagrado em impedimentos (75). Quando se defende, é o oitavo que menos cartões levou (66 amarelos e três vermelhos). A sexta defesa menos vazada da competição (31 gols sofridos), apesar de ser a sétima que mais finalizações sofreu (372) e a sétima que mais permitiu finalizações certas (142). Tem o quinto melhor índice de finalizações sofridas que entraram em seu gol (8,3%).


header_na_historia (Foto: arte esporte)


Assim como na partida deste domingo, era reta final de Campeonato Brasileiro: a 37ª rodada. E o dia 6 de novembro de 2005 ficará eternamente marcado na mente dos corintianos e na história do clássico mais antigo do futebol paulista. Comandado por Carlitos Tevez (que fez três gols) e Nilmar (com dois), o Corinthians goleou o Santos por 7 a 1 no estádio do Pacaembu. Rosinei e Marcelo Mattos fizeram os outros dois da equipe, enquanto Geílson descontou para o Peixe. O Timão, que vinha de derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, embalou de uma vez por todas rumo ao título nacional. Veja a ficha do jogo.