Alex comemora gol marcado na goleada sobre o
Grêmio (Foto: Giuliano Gomes / Agência Estado)
Foram dez rodadas sem fazer um gol, mas Alex quebrou o jejum logo aos 4 minutos do primeiro tempo contra o Grêmio e liderou o Coritiba na goleada por 4 a 0 sobre o Grêmio em uma atuação que lhe valeu nota 8, o suficiente para o meia voltar a figurar entre os cinco melhores jogadores do Troféu Armando Nogueira.
O também meia Éverton Ribeiro, que há poucas semanas chegou a liderar a premiação, mas tinha deixado o top 5, marcou o primeiro gol do Cruzeiro na vitória por 5 a 3 sobre o Criciúma no Mineirão, deu passe para o segundo, garantiu uma nota 8 e também está de volta entre os melhores do Armandão.
A dupla se junta a Paulo Baier, do Atlético-PR, D´Alessandro, do Internacional, e Walter, do Goiás, entre os que têm maiores chances de levar o prêmio ao final do Brasileirão.
O líder Walter, por sinal, é o único atacante entre os cinco melhores da competição e o único que não atua como meia armador em sua equipe. São exatamente os meias que têm as melhores médias (6,61) quando considerado o top 5 de cada especialidade.
Confira tudo sobre o Troféu Armando Nogueira
Por conta das altas notas recebidas, Éverton Ribeiro e Alex foram responsáveis pelas duas mudanças no setor. O cruzeirense pulou para a segunda colocação, enquanto o craque do Coxa assumiu o quarto lugar. Também estão entre os melhores armadores D´Alessandro (Internacional), Paulo Baier (Atlético-PR) e Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), que se recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda.
Depois dos meias, é o top 5 dos atacantes que tem a média mais alta (6,56), seguido dos goleiros (6,47), volantes (6,37) e zagueiros (6,30).
Os laterais têm as médias mais baixas. Os que atuam pela direta estão com 6,14. A novidade na posição é a entrada de Edílson, do Botafogo, que tomou o lugar de Ayrton, do Vitória, após receber uma nota 7,0 devido a boa atuação na partida contra o Atlético-MG. Já os que jogam pela esquerda, a média é 5,95.
É importante ressaltar que cada craque da rodada recebe bônus de 0,05 somado à sua média geral. Para um jogador entrar na seleção parcial do campeonato, é preciso que tenha disputado, ao menos, 40% dos jogos de sua equipe no Brasileirão. A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores da Série A. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com a pontuação dos atletas no Cartola FC.