terça-feira, 29 de outubro de 2013

Vasco x Santos será no Maracanã


Treino Vasco reforma São januario (Foto: Raphael Zarko)Obra na marquise de São Januário estava prevista

para terminar em 9 de outubro (Foto:Raphael Zarko)


Ainda não será nos próximos dias que o Vasco voltará a jogar em São Januário. A partida deste sábado, contra o Coritiba em Macaé, marcará o fim da pena da perda de quatro mandos de campo imposta pelo STJD depois da briga entre vascaínos e corintianos no Mané Garrinha. Com isso, o próximo compromisso do clube poderia voltar para o seu estádio. Mas a diretoria optou por levar o duelo com o Santos, do dia 10 de novembro, para o Maracanã. O motivo é o mesmo que fez o time não enfrentar o Goiás pela Copa do Brasil na Colina: a segurança dos torcedores, já que a marquise do local passa por obras. A decisão ainda não foi oficializada no site da CBF.


As obras de reforma de São Januário começaram em meados de agosto e estão atrasadas. A previsão inicial era que tudo ficasse pronto para o dia 9 deste mês. As intervenções no reboco da marquise da social terminaram, mas ainda falta pintar o local e reabrir o portão 4, onde 30 metros foram derrubados para aumentar o acesso. O alargamento e a troca do portão foram pedidos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar para liberar o campo para clássicos e dar maior conforto e segurança aos torcedores vascaínos. Nesta terça-feira, funcionários trabalhavam no teto do estádio, recolocando mantas para impermeabilizar a parte de cima da marquise. Com poucos funcionários trabalhando na limpeza do estádio, havia muita poeira nas cadeiras sociais, que ficaram interditadas até semana passada. Os custos das obras são estimados em cerca de R$ 250 mil. Por contrato antigo com a Ambev, que anuncia em todo o estádio, o clube diz não pagar nada pelo serviço.


São Januário vasco (Foto: Raphael Zarko)Portão de São Januário está interditado para aumentar o acesso no local (Foto: Raphael Zarko)


Com a decisão de enfrentar o Santos no Maracanã, o Vasco só poderá voltar a jogar em São Januário no fim de novembro, quando terá suas duas últimas partidas como mandante neste Brasileiro, diante de Cruzeiro e Náutico. Porém, é possível que o clube não jogue mais em seu estádio este ano, devido aos ajustes da obra e também por temor da pressão da torcida. Além do Maracanã, o Moacyrzão, em Macaé, e a Ressacada, em Florianópolis, já foram casa do Cruz-Maltino nos últimos jogos.