quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Com 'chance zero' de renovação, Durval lidera lista de dispensas


A diretoria do Santos ainda não conversa abertamente sobre o planejamento para 2014, mas já começa a se mexer para montar o time para a próxima temporada. Antes mesmo de contratar alguém, o Peixe deve abrir mão de alguns jogadores do atual elenco. O primeiro deles é o veterano zagueiro Durval . Além dele, outros atletas também podem deixar o clube.


A situação de Durval é a que parece mais próxima de ser definida. De acordo com o empresário do jogador, que tem contrato até o fim de 2013, as chances de renovação são mínimas.


- A princípio, a chance de renovação é zero. A diretoria não o chamou para conversar. Ele tem um currículo vitorioso no Santos, mas que está chegando ao fim. No meio do ano, já houve o interesse (do Santos) pela venda. Então já dava para perceber que o ciclo dele estava se encerrando - disse Luiz Gustavo, empresário do veterano, que tem 247 aparições com a camisa do Peixe.


Durval, zagueiro do Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)Passagem vitoriosa do veterano Durval pelo Santos está próxima do fim (Foto: Divulgação/Santos FC)


Outros dois veteranos também podem deixar o clube na próxima temporada: o volante Marcos Assunção e o meia Léo. O primeiro fez apenas 10 jogos na temporada e sofre para se recuperar de uma lesão no joelho direito - ele já chegou a pedir para não receber mais salários enquanto estivesse parado, mas não foi atendido pela diretoria santista.


Assim como Marcos Assunção , Léo também passa por apuros por conta do seu joelho direito. Há menos de duas semanas, passou por uma intervenção cirúrgica no joelho direito, e está longe dos gramados desde então. Seu contrato também vence no fim de 2013 e a expectativa é que ele pendure as chuteiras depois disso.


Everton Costa Santos (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)Everton Costa chegou sob desconfiança e não

sabe se fica (Foto: Ivan Storti / Divulgação SFC)


Mais jovens que Durval, Marcos Assunção e Léo, o meia Renato Abreu e o atacante Everton Costa também não estão garantidos na próxima temporada. O ex-jogador do Flamengo é quem corre mais riscos: contratado após a chegada de Zinho, ele tem sido reserva e disputou apenas sete jogos em 2013. Com contrato até o fim do ano, precisa fazer uma verdadeira revolução na reta final do Campeonato Brasileiro para convencer a diretoria a mantê-lo no elenco.


De todos os "ameaçados", Everton Costa é o que tem mais chances de ficar. Embora seu contrato também se encerre no fim de dezembro, ele desbancou os jovens Neilton, Giva e Victor Andrade e foi titular nos últimos cinco jogos do Peixe, além de ser constantemente elogiado pelo treinador Claudinei Oliveira, principalmente pelo seu desempenho tático.


Em 2014, o Santos disputará, pelo menos, o Campeonato Paulista, a Copa do Brasil e o Brasileirão. A equipe ainda luta por uma vaga na Taça Libertadores.