quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Santos quase descarta Claudinei, e Ney Franco volta ser alternativa


Bruno Cassucci e Guilherme Amaro - 31/10/2013 - 06:05 Santos (SP)


Apresentação Claudinei x Ney Franco


A permanência de Claudinei Oliveira no comando do Santos em 2014 está praticamente descartada. Contestado por parte da torcida, ele não goza de prestígio entre os membros do Comitê de Gestão do clube, que apontam a classificação para a Libertadores como a única forma de mantê-lo no cargo. Não haveria “desculpa” para demití-lo.


Apesar de algumas conversas, ainda não há consenso sobre quem deve ser o treinador para o ano que vem, decisão que só será tomada entre o fim deste novembro e o início de dezembro. No entanto, Ney Franco, que está no Vitória, é visto com bons olhos e apontado por pessoas do clube como favorito ao posto. Além do bom trabalho no clube baiano, o fato de não ter um salário muito alto e ter habilidade para trabalhar com jovens jogadores fazem os cartolas alvinegros cogitarem o seu nome.


E MAIS:

> Atacante do Santos passa por cirurgia no ombro

> Para Cicinho, vaga na Libertadores pode garantir Claudinei
>
Presidente do Santos responde Claudinei: 'Pergunte para mim, não à imprensa'


O que torna Ney Franco ainda mais favorito são as exigências do Peixe. A diretoria já decidiu que não apostará em um estrangeiro. Por ser ano eleitoral, entendem que não podem arriscar e correr o risco de não ter resultados a curto prazo. Além disso, não estão dispostos a pagar um alto salário ao treinador, como acontecia com Muricy Ramalho (ganhava cerca de R$ 700 mil), condição que dificulta um acerto com Tite, cujo contrato se encerra em dezembro. O fato de o corintiano não ter histórico de utilizar revelações das categorias de base também pesa contra.


Na Vila Belmiro, há correntes que defendem nomes menos badalados, como Guto Ferreira e Enderson Moreira, mas o Comitê tem restrições. O entendimento é de que, se for para apostar em um técnico pouco experiente, é melhor manter Claudinei.


Ney foi procurado pela direção santista em agosto, mas o clube recuou após contestações de torcedores. Na época, o treinador estava com a imagem arranhada pelo modo como saiu do São Paulo, e Claudinei vivia boa fase, com algumas vitórias em sequência. Agora, o cenário é outro, mas o Peixe não tem pressa.


– O Santos fará isso (definir o técnico) no tempo que achar correto – disse o presidente Odílio Rodrigues.




Critérios do Peixe para buscar um técnico


Só um milagre

Claudinei Oliveira não deve ficar. Ele não agrada aos membros do Comitê de Gestão, que entendem que o Peixe precisa de um técnico mais experiente, ousado e ofensivo. Ele só ficará no clube caso consiga uma vaga na Libertadores.


Valor

Clube não está disposto a pagar um alto salário ao novo técnico. Por isso e por não agradar parte da cúpula alvinegra, Mano Menezes está praticamente descartado. A contratação de Tite também é improvável, já que, além de não ser barato, ele não costuma lançar jovens jogadores, como quer o Peixe. Paulo Autuori, também desempregado, agrada a parte da cúpula alvinegra, mas depende da pedida salarial.


Gringos

Embora Ricardo Gareca, técnico do Vélez (ARG) seja admirado por alguns dos dirigentes do Peixe, o clube não irá apostar em estrangeiros. A diretoria alvinegra entende que não pode correr riscos e que um técnico de outro país precisaria de tempo para dar resultados, algo que o clube não poderá dispor em um ano eleitoral.


Experiência

Dirigentes admiram Guto Ferreira, Enderson Moreira e outras revelações do Brasileiro, mas entendem que, se for para trocar Claudinei, não podem escolher um técnico pouco experiente.




Bate-Bola com Alexi Portela, presidente do Vitória, ao LANCE!Net


A classificação para a Copa Libertadores será decisiva para a permanência do Ney em 2014?

Não tem nada a ver, ele vai continuar independentemente de conseguir a vaga, pois o contrato dele vai até o fim de 2014.


A diretoria considera o trabalho dele bom neste Brasileirão?

Muito bom, ele é muito importante para nós, deu uma consistência grande ao time. É um técnico que desde 2009 estávamos a fim de trazer e os resultados mostram que estávamos certos. Nem tivemos de fazer grandes contratações, trouxemos só o Luiz Gustavo. Ele deu outra cara ao time.


Alguém já tentou tirá-lo daí?

Que tenha falado conosco, não. Só se alguém falou com ele...