quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Dono de viradas históricas, Santos ainda não reverteu jogos no BR-13


Bruno Giufrida - 31/10/2013 - 12:45 Santos (SP)


Cruzeiro x Santos - Claudinei Oliveira (Foto: Gil Leonardi / LANCE!Press)


Se nas arquibancadas da Vila Belmiro e dos estádios pelo Brasil a torcida do Peixe incentiva o time com o canto “Santos, o time da virada. Santos, o time do amor”, dentro de campo não é isso que se vê. Neste Campeonato Brasileiro, o Alvinegro não protagonizou nenhuma virada.


Em 31 rodadas disputadas no Brasileirão, os santistas possuem 11 vitórias, 11 empates e nove derrotas, com aproveitamento de 47,31%. Em todos os jogos que comemorou os três pontos, contudo, mesmo nos que sofreu gol, o Santos marcou antes do adversário.


E MAIS:

> Atacante do Santos passa por cirurgia no ombro

> Para Cicinho, vaga na Libertadores pode garantir Claudinei
>
Presidente do Santos responde Claudinei: 'Pergunte para mim, não à imprensa'


A sete partidas do término da competição, o Peixe ainda sonha com uma vaga na Libertadores do ano que vem. Com 44 pontos ganhos, o time da Vila Belmiro está na oitava posição da tabela de classificação, a oito pontos do Atlético-PR, primeira equipe no G4.


Na próxima rodada, o Alvinegro encara o líder Cruzeiro. Em busca de uma vitória para continuar sonhando com a competição sul-americana, o Santos recebe o adversário neste domingo, na Vila Belmiro, às 17h.


Viradas que ficaram na memória


Em seus 101 anos de história, o Peixe já protagonizou viradas que ficaram marcadas na memória dos torcedores. A principal delas, talvez, em 1995, na semifinal do Campeonato Brasileiro, contra o Fluminense.


Após uma derrota por 4 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã, o Alvinegro recebeu o rival carioca no Pacaembu lotado de santistas e venceu por 5 a 2, garantindo a vaga na final contra o Botafogo.


Em 2000, na semifinal do Paulistão, o Santos saiu perdendo por 2 a 0 para o Palmeiras, no Morumbi. O atacante Euller, inclusive, comemorou um dos gols encenando uma pesca. Em 21 minutos, entretanto, a festa do rival paulista acabou. O time da Vila Belmiro fez três gols e virou o placar.


Também pelo Campeonato Paulista, em 2007 outra virada inesquecível para os santistas. Depois de perder por 2 a 0 no primeiro jogo da decisão contra o São Caetano, o Alvinegro ganhou pelo mesmo placar no segundo jogo, com o Morumbi lotado e um gol de Moraes nos últimos minutos da final.


Mais recentemente, a geração de Neymar e Ganso deu “show” na Vila Belmiro. Com a derrota por 4 a 3 no Olímpico, pela semifinal da Copa do Brasil, o Peixe precisava reverter o placar em casa e sofreu provocações durante a semana que antecedeu o jogo. Com a Vila lotada, contudo, 3 a 1 para o Santos, com golaços de Ganso, Robinho e Wesley, garantindo a vaga para a decisão que daria o título inédito da competição aos santistas.