Índio posou com a camisa do Vasco e segue para Pinheiral (Foto: Marcelo Sadio / vasco.com.br)
O jovem Matheus Índio é o 11º reforço do Vasco para a temporada 2015. O meia de 18 anos esteve em São Januário nesta segunda-feira para realizar exames médicos e a contratação foi confirmada pelo site oficial do Cruz-Maltino. Revelado pelas categorias de base do clube, o jogador vai assinar contrato por três temporadas. O retorno após um ano de litígio foi possível graças à boa relação do jogador com Álvaro Miranda, filho do presidente Eurico e hoje um dos responsáveis pela base.
- Muito feliz por estar voltando para minha casa. O Vasco é o clube onde fui criado. É uma satisfação muito grande. Agora vou dar continuidade ao trabalho que estava sendo feito aqui. Fiquei um pouquinho fora, mas voltei agora. A torcida pode esperar muito empenho, vontade e dedicação. Não vejo a hora de botar a camisa e entrar dentro do campo para jogar - disse Índio em entrevista ao site oficial do clube.
A presença de Índio no clube antes do início da pré-temporada já era esperada. Pelo acordo costurado com os empresários do jogador, ele retorna com as mesmas bases salariais do contrato que assinou com o clube aos 16 anos. A dívida de R$ 300 mil, das luvas referentes ao primeiro vínculo profissional, será diluída em 36 meses (três anos), tempo de duração do novo contrato de Índio com o Vasco.
Com o retorno de Índio, o Vasco já tem um time completo de novidades em 2015 - são 11 no total. Fora os nomes mais conhecidos de Marcinho e Julio dos Santos, a lista traz ainda o zagueiro Aislan, os laterais Erick, Christiano e Bruno Ferreira, os volantes Jean Patrick, Victor Bolt e Lucas, além do atacante Erick Luis.
A delegação vascaína segue para Pinheiral, palco da pré-temporada 2015, ainda nesta segunda-feira após uma reunião com o presidente Eurico Miranda em São Januário. O elenco fica no interior do Rio até o dia 18. No final do mês, dias 21 e 23, o Vasco enfrenta Flamengo e São Paulo em um triangular, em Manaus.
Entenda o caso Índio
Formado nas categorias de base do Vasco, Índio chegou no futebol de salão do clube aos 7 anos e passou para o campo aos 9. Campeão infantil pelo Vasco em 2011, Índio era um dos cinco garotos do clube na seleção brasileira que levantou o caneco do Sul-Americano no mesmo ano. Ao fim da competição, valorizado, Índio e Vasco chegaram a um acordo para o primeiro contrato profissional em 2012. O clube, porém, não pagou as luvas acordadas, atrasou salários e não pagou impostos, o que levou o jogador a entrar com ação e iniciar longa batalha contra o Vasco na Justiça do Trabalho.
Depois de passagem pelo Penapolense, no Campeonato Paulista, e pelo Santos - Índio chegou a atuar contra o Vasco em torneio sub-20 ano passado em São Januário, onde foi vaiado pela torcida -, ele retorna direto para o profissional. Ele e Guilherme Costa, outro garoto formado no clube, vão disputar espaço no meio de campo do time que está sendo todo remodelado para a próxima temporada.