quarta-feira, 24 de julho de 2013

Garotos brilham, Santos derrota Crac e se classifica para as oitavas de final





  • momento chave


    8 min


    No início do primeiro tempo, toda a pressão que era do Santos passou para o adversário quando Gustavo Henrique abriu o placar.




  • estreia


    Mena


    O lateral-esquerdo chileno Eugenio Mena fez sua estreia com a camisa do Santos e mostrou ser forte na marcação.




  • decepção


    torcida


    Mesmo sem estar acostumada a ver times grandes, a torcida do Crac não lotou as arquibancadas do Genervino da Fonseca.





Sem cinco titulares, que foram poupados pelo técnico Claudinei Oliveira, o Santos foi a campo com um time repleto de garotos e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer o Crac, por 2 a 0, nesta quarta-feira, em Catalão (GO).



Os gols da classificação foram de dois dos novos Meninos da Vila, Gustavo Henrique e Léo Cittadini. O duelo de ida havia sido 1 a 1, e agora os santistas esperam pelo sorteio que definirá o próximo adversário na competição.


Se fosse eliminado, o Peixe iria automaticamente para a Copa Sul-Americana, competição em que os clubes que avançarem pela terceira fase da Copa do Brasil não vão disputar, como é o caso do Santos agora.


Início arrasador e gol de zagueiro


Mesmo com cinco titulares poupados – Edu Dracena, Léo, Arouca, Cícero e Montillo, o Peixe começou superior ao time da casa. Tanto que abriu o placar logo aos oito minutos. Galhardo bateu falta para área, e Gustavo Henrique só desviou para as redes.


Gustavo Henrique comemora, Crac x Santos (Foto: Carlos Costa/Agência Estado)Gustavo Henrique marca o primeiro gol do Peixe na vitória sobre o Crac (Foto: Carlos Costa/Agência Estado)


O gol tirava qualquer vantagem dos anfitriões, que foram para o ataque, mas tinham muitas dificuldades para passar pelos marcadores santistas. A torcida local, que não lotou o estádio com capacidade para pouco mais de 7.000 torcedores, logo mostrou sinal de impaciência a cada lance errado dos jogadores Crac.


As principais chances do Leão do Sul foram em chutes de longe. William Amendoim soltou a bomba, e a bola só não entrou porque Alison estava no lugar certo na hora certa e tirou de cabeça quase em cima da linha. O mesmo William Amendoim mandou outro chute forte, pouco depois. A bola pegou efeito e bateu no travessão de Aranha.


Já o Santos tentava encaixar um contra-ataque, já que um segundo gol alvinegro obrigaria o Crac a fazer três para avançar. Mas o Peixe pecava na conclusão das jogadas. Por outro lado, sempre que Galhardo batia faltas para dentro da área existia a expectativa de bola na rede.


Léo Cittadini entra e decide


No segundo tempo, o jogo seguiu com o mesmo panorama: os anfitriões esbarrando em suas limitações técnicas para reagir, e o time paulista em busca do gol da classificação. Melhor em campo, o Santos obrigava o goleiro Aleks a fazer boas defesas para manter as esperanças do Crac.


Confiante, Claudinei Oliveira, que era técnico do sub-20 antes de assumir o profissional, promoveu as entradas de Léo Cittadini e Lucas Otávio, além do atacante que veio do Grêmio, Willian José. No total, foram utilizados nove atletas que passaram ou foram revelados pela base alvinegra.


Aos 29, em uma arrancada de Willian José, que fez a festa na área do Crac e bateu, o goleiro deu rebote. Léo Cittadini aproveitou e completou de cabeça: 2 a 0.