Fellipe Lucena e Marcio Porto
27/08/2012 - 08:00
Santos (SP)
Neymar está cada vez mais próximo de se tornar um atacante completo. É o que indica a galeria do camisa 11 pelo Santos: tem gol de placa, de cabeça, com o pé direito, com o pé esquerdo, de pênalti, de peito e, mais recentemente, em cobrança de falta. Na cabeça do craque, só falta marcar de bicicleta. Alguém duvida?
Na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no sábado, ele mostrou que sua insistência dá resultado e realizou o desejo de balançar as redes batendo falta direto para o gol, o que só havia ocorrido pela Seleção. Ele já havia marcado de bola parada pelo Peixe, no Brasileiro do ano passado, contra o Vasco, mas em um cruzamento que ainda desviou no defensor.
– Eu venho treinando falta há muito tempo. É muito treino, muito treino – explicou o jogador, que costuma ensaiar por ao menos meia hora após as atividades no CT.
Quando a maratona de jogos é menos intensa, ele aproveita para aperfeiçoar a finalização de bicicleta. Em abril, contou ao LANCENET! que sonhava com o feito e que vinha fazendo uma “brincadeira” com o amigo Ganso: o meia cruzava para o atacante concluir pedalando no ar.
Não por mera coincidência, sua tentativa mais perigosa neste tipo de lance aconteceu naquele mês. Contra o Catanduvense, pelo Paulistão, Neymar aproveitou cruzamento justamente de Ganso, matou no peito duas vezes e chutou de bicicleta, com a perna esquerda. A bola foi na direção do ângulo direito do goleiro Filippi, que espalmou para escanteio.
Em menos de quatro anos como profissional, a Joia já balançou as redes 114 vezes com a camisa do clube e 23 vezes pela Seleção. Nesta temporada, ele já fez 38 gols, foi artilheiro do Paulistão e da Libertadores e se tornou o maior goleador santista depois da era Pelé. No Brasileiro, já são cinco tentos anotados.
A galeria de Neymar: gols de todo tipo
Cabeça
Não é o forte do camisa 11, mas foi assim que ele marcou seu primeiro gol como profissional, contra o Mogi Mirim, em 2009. O centésimo da carreira, neste ano, contra o Palmeiras, também foi desta forma.
Pênalti
Cobrador oficial do time, Neymar tem erros famosos no currículo, como na decisão da Copa do Brasil de 2010, contra o Vitória, quando tentou marcar de cavadinha. Mas o centésimo gol pelo Peixe foi em uma penalidade, contra o São Paulo, no Paulistão 2012.
Pé direito
Destro, o craque já marcou gols importantes assim, como na decisão da Libertadores do ano passado, contra o Peñarol, e nas decisões do Paulistão em 2010, contra o Santo André, 2011, contra o Corinthians, e 2012, contra o Guarani.
Pé esquerdo
O único gol de Neymar no Mundial de Clubes do ano passado, contra o Kashiwa Reysol (JAP), saiu em chute colocado de canhota, de longe.
Peito
Marcou assim contra o Vitória, na final da Copa do Brasil de 2010.
Placa
O gol mais famoso, eleito pela Fifa o mais bonito de 2011, foi de placa. Drible sensacional e toque sutil na saída do goleiro, contra o Flamengo.