segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Artilheiro do Ano: Maranhão, Neymar e Zé Carlos se aproximam do líder


Neymar, Palmeiras x Santos (Foto: José Patrício / Agência Estado)Neymar comemora um dos gols em homenagem

ao filho (Foto: José Patrício / Agência Estado)


Os favoritos ao prêmio Artilheiro do Ano estavam inspirados na rodada do fim de semana, e foram decisivos nos clássicos estaduais pelas Séries A e B do Campeonato Brasileiro. No Pacaembu, Neymar deu dois gols de presente ao filho Davi Lucca, que fez aniversário na véspera do jogo, e ajudou o Santos a vencer de virada o Palmeiras por 2 a 1. O craque chegou à marca de 33 gols na temporada e se aproxima do líder Neto Baiano.


Quem também ameaça o reinado do ex-goleador do Vitória, é Lúcio Maranhão. O atacante alagoano fez o gol da vitória do ASA sobre o rival CRB, por 1 a 0, no primeiro duelo entre as equipes no Brasileirão da Série B, e está em segundo na lista com 34 tentos.


Outros concorrentes ao prêmio brilharam na rodada e foram responsáveis pelo triunfo de suas equipes diante dos arqui-inimigos. No clássico catarinense, Zé Carlos marcou duas vezes e o Criciúma derrotou o Avaí, por 2 a 0. No Pacaembu, Luis Fabiano estufou as redes em duas oportunidades e o São Paulo virou para cima do Corinthians: 2 a 1. Com o 22ª gol na temporada, o Fabuloso subiu para a 11ª posição no ranking.


Dênis Marques, também anotou dois tentos na goleada do Santa Cruz sobre o Águia de Marabá, por 6 a 1, e alcançou a sexta colocação, junto com Alecsandro (Vasco), Souza (Bahia) e Warley (Campinense). Logo acima, aparece Mota, do Ceará, com 24 gols.


Prêmio Friedenreich 26/08/2012 (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)


Vale ressaltar que somente competições oficiais envolvendo clubes brasileiros fazem parte da disputa do prêmio de "Artilheiro do Ano" que leva o Troféu Friedenreich: a primeira divisão de todos os estaduais do país, as Séries de A a D do Campeonato Brasileiro, a Taça Libertadores da América, a Copa Sul-Americana, a Recopa Sul-Americana e o Mundial de Clubes.


O PRÊMIO


O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GLOBOESPORTE.COM. E a disputa para ganhar o troféu é bastante democrática - e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.


O HOMENAGEADO


Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante - uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.


OS VENCEDORES


2008 - Keirrison (Coritiba), com 41 gols

2009 - Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols

2010 - Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada

2011 - Leandro Damião (Internacional), 38 gols


Montagem artilheiros Prêmio Friedenreich (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)(Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)