quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Marin quer veteranos na Seleção e aposta em Ganso para Copa de 14


Ganso Santos (Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)Ganso não foi convocado para os próximos jogos

(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)


Com a ausência do diretor de seleções da CBF, Andrés Sanches, que está com a seleção feminina no Mundial Sub-20, no Japão, quem levou a lista de convocados para os amistosos contra África do Sul e China ao presidente José Maria Marin foi o próprio Mano Menezes. Em entrevista na manhã desta quarta-feira, o dirigente máximo da CBF afirmou que não interfere em convocações e escalações, mas que aprovou todos os nomes.


Por outro lado, Marin deixou claro que gostaria de ver jogadores mais experientes na seleção brasileira. Da lista de 22 nomes chamados para os próximos dois jogos, nenhum atleta tem 30 anos. Os mais velhos são o goleiro Jefferson e o lateral-direito Daniel Alves, ambos de 29. A média de idade do grupo é de 24,5 anos, um cenário que contrasta, por exemplo, com o Campeonato Brasileiro. Os três artilheiros no momento são Luis Fabiano, 31 anos, Fred, prestes a completar 30, e Vágner Love, de 28. O Atlético-MG, líder da competição, é liderado por Ronaldinho Gaúcho, que fez 32 em março.


Marin abriu as portas da seleção brasileira para a volta de Ronaldinho, que não foi mais convocado desde que ele assumiu a presidência da CBF, ou de qualquer outro jogador, e deu sua receita de sucesso para o time de Mano Menezes.


- Acho que isso se aplica à vida. O ideal seria montarmos uma seleção com a disposição dos jovens, que é diferente, com a experiência dos mais velhos, veteranos.



Mas o presidente da CBF não abre mão de um jovem, que tem sido bastante contestado nos últimos tempos. O meia Paulo Henrique Ganso , de 22 anos, era o camisa 10 de Mano Menezes no início de sua trajetória na Seleção, mas prejudicado pelas lesões e más atuações, inclusive no Santos, perdeu a posição para Oscar nas Olimpíadas e nem sequer foi convocado para os amistosos de setembro. Durante os Jogos de Londres, houve até mesmo quem criticasse seu empenho nos treinos, mas o dirigente negou veementemente que ele tenha feito corpo mole.


Marin revelou que conversou pessoalmente com Ganso mais de uma vez e garantiu que ele tem muita vontade de vestir a camisa da seleção brasileira. Apesar de ressaltar, mais uma vez, que não interfere nas decisões do técnico, ele apostou no retorno do meia para ajudar a equipe a brigar pelo hexacampeonato na Copa do Mundo de 2014, em casa.


Para o dirigente, as sérias contusões são as grandes responsáveis pela queda de rendimento do jogador.


- Acho o Ganso um grande atleta e tem condições de voltar a ser um grande jogador. Não voltou ainda porque teve uma série de cirurgias, eu fui atleta e sei que a confiança não é a mesma no retorno. Ainda vai precisar de um certo tempo. Mas tenho muita confiança de que ele estará conosco em 2014 - disse Marin, que reforçou os elogios:


- Ele tem qualidade, caráter e muita vontade de vestir a camisa da Seleção. Não vou entrar na questão técnica nem me aprofundar, mas conversei com ele várias vezes e posso garantir que ele tem muita alegria por defender a equipe.


Apesar das ausências de veteranos e de Ganso na última lista anunciada por Mano, o presidente garantiu que aprovou todos os nomes e citou a convocação de jogadores que os torcedores pediam, casos de Ramires e Daniel Alves. Para ele, é importante que haja uma base bem montada até a Copa do Mundo para evitar surpresas na lista definitiva para a competição mais importante. Marin deu também o perfil que espera dos atletas da equipe.


- O principal é que não haja espaço para jogadores desconhecidos e que não preencham os requisitos necessários. Houve uma mudança grande no comportamento do atleta brasileiro. Houve uma renovação na mentalidade. Queremos que o jogador, ao vestir a camisa da Seleção, tenha grande honra, responsabilidade, alegria e vontade, e não pense que está fazendo um favor à CBF ou ao torcedor.


Marin na AACD 4 (Foto: Alexandro Lozetti/GLOBOESPORTE.COM)Marin visitou a AACD, entidade de crianças especiais, em SP (Foto: Alexandro Lozetti/GLOBOESPORTE.COM)