quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Há 50 anos, Santos FC batia Peñarol (URU) por 3 a 0 e conquistava Libertadores pela primeira vez


No dia 30/08/1962, o Santos FC conquistava pela primeira vez a Taça Libertadores da América ao vencer a equipe do Peñarol pelo placar de 3 a 0 jogando na cidade de Buenos Aires. A terceira e decisiva partida teve gols de Pelé (2) e Caetano (contra). O Peixe entrou em campo com: Gilmar; Lima, Mauro, Dalmo e Calvet; Zito e Mengálvio; Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe. O técnico era Lula.


A competição foi marcada pelo espírito de luta do time santista, que iniciou o certame com sucesso ao vencer o time boliviano do Deportivo Municipal na capital La Paz, com mais de 4 mil metros de altitude. O placar foi de 4 a 3, com gols de Lima, Mengálvio, Pagão e Tite.


As partidas finais foram envolvidas por muita emoção, garra e uma vontade incrível de vencer. A primeira partida decisiva contra o Peñarol, no estádio Centenário, em Montevidéu, foi vencida pelo Peixe por 2 a 1, com dois gols de Coutinho.


A segunda partida, realizada na Vila Belmiro, ficou conhecida como a “Noite das garrafadas”. O Santos FC foi prejudicado pela arbitragem tendenciosa de Carlos Robles, que terminou a partida antes do tempo normal, após Pagão marcar o gol de empate que dava ao Peixe o ambicionado título.


A torcida e os jogadores comemoraram a conquista, mas, no dia seguinte, ficaram sabendo que o árbitro chileno colocara na súmula que o resultado final do jogo fora 3 a 2 para o time uruguaio. A alegação foi de que o seu auxiliar fora atingido por uma garrafa e que ele só continuou a partida por questões de segurança. Assim, quando o time santista marcou o gol de empate, ele já tinha encerrado o jogo.


Essa partida, que começou no dia 02 de agosto e terminou na madrugada do dia 03, durou exatamente 3 horas e 34 minutos devido às muitas interrupções ocorridas em função da desastrosa atuação do trio de arbitragem, que deixou a Vila Belmiro num caminhão camburão escoltado pela polícia.


Foi então necessária a realização de uma partida extra em campo neutro. A Confederação Sul-Americana marcou a partida na capital argentina para revolta dos dirigentes santistas, que alegavam que Buenos Aires era muito mais perto do Uruguai e isso iria favorecer a torcida uruguaia, que iria em maior número ao confronto. Os dirigentes queriam jogar em Lima, no Peru.


Mas a justiça foi feita e o primeiro título da Libertadores veio para Vila Belmiro com a vitória do Alvinegro Praiano que, nessa competição, jogou nove partidas, com seis vitórias, dois empates e uma derrota, marcando 29 gols e sofrendo 11.


Partidas:


18/02/1962 – Santos FC 4 x 3 Deportivo Municipal (BOL) – La Paz


21/02/1962 – Santos FC 6 x 1 Deportivo Municipal (BOL) – Vila Belmiro


25/02/1962 – Santos FC 1 x 1 Cerro Porteño (PAR) – Defensores del Chaco


28/02/1962 – Santos FC 9 x 1 Cerro Porteño (PAR) – Vila Belmiro


08/07/1962 – Santos FC 1 x 1 Universidad Católica (CHI) – Nacional (Santiago)


12/07/1962 – Santos FC 1 x 0 Universidad Católica (CHI) – Vila Belmiro


28/07/1962 – Santos FC 2 x 1 Peñarol (URU) – Centenário (Montevidéu)


02/08/1962 – Santos FC 2 x 3 Peñarol (URU) – Vila Belmiro


30/08/1962 – Santos FC 3 x 0 Peñarol (URU) – Monumental de Nunes (Buenos Aires)


Artilheiros do Peixe na Libertadores 1962:


Coutinho – 7


Dorval – 4


Pelé – 4


Pepe – 4


Pagão – 3


Mengálvio – 2


Zito – 2


Lima - 2


Tite – 1


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao