quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Patito comemora adaptação e invencibilidade no Santos

Cinco jogos, sendo quatro deles como titular. Três vitórias - duas delas em clássicos - e dois empates, além de um gol marcado logo na estreia (2 a 2 com o Atlético-GO, no Pacaembu). Com tal retrospecto, não é de se estranhar o bom humor de Patito Rodriguez desde a chegada ao Santos. Em alta com Muricy Ramalho e entrosando-se cada vez mais com os companheiros, o invicto argentino valoriza o bom momento e o ambiente do clube.


"Tenho aprendido muito (desde a chegada ao Santos). O grupo é muito bom e eu cheguei em um momento ótimo e feliz para todos. Por sorte, ainda não perdi, e isso é positivo. A adaptação tem sido rápida. Recém cheguei ao clube e já tive essa sequência com clássico (Corinthians), final (da Recopa Sul-Americana, contra a Universidad de Chile) e clássico (Palmeiras). Tem sido lindo, e melhor ainda porque temos conquistado bons resultados",comemorou o meia.

A "adaptação" a que se refere Patito não se trata apenas do entrosamento com o grupo, mas também em relação ao posicionamento. Meia-esquerda quando defendia o Independiente, da Argentina, o jogador tem caido pela direita na formação santista - mas com liberdade para se movimentar pelo gramado. Além disso, apesar de sua origem ofensiva, o argentino vem apoiando a marcação pela extremidade na qual atua, à pedido de Muricy Ramalho.


"Não sou um jogador defensivo, mas posso fazer o que o treinador pedir. No primeiro jogo (como titular, contra o Figueirense) teve a expulsão (do lateral Juan, logo aos 12 minutos do primeiro tempo) e tive de sair, mas ele (Muricy) tinha dito pra jogar a frente, não recuar. Mas nessa sequência de clássicos, sabemos que Ganso, Neymar e André são os diferenciais. Tive de jogar defensivamente, me sacrificar um pouco mais. Mas é como disse: sempre que o time precisar que eu volte (para marcar), voltarei", destacou.


As atuações de Patito tem agradado a Muricy. O treinador, porém, alertou após a vitória no clássico diante do Corinthians que o argentino precisa correr menos e administrar mais a posse de bola. De acordo com o meia, trata-se de uma característica também em fase de adaptação.


"Sempre busco fazer o melhor, mas a adrenalina dos jogos, especialmente com essa sequência de clássico, final e clássico acaba levando a algumas imprecisões. É muita gana (de mostrar trabalho), mas aos poucos e com as orientações (do Muricy), vou melhorando. Já estou tentando reter mais a bola, que é o que a equipe precisa", concluiu.


Patito será titular pelo Santos mais uma vez nesta quarta-feira, às 19h30m (de Brasília), diante do Bahia, pela 20ª rodada do Brasileirão. O Peixe ocupa o 10º lugar, com 26 pontos, e busca diminuir a diferença (hoje em nove pontos) para o Vasco, último time na zona de classificação à Libertadores.