Fábio Gomes
Publicada em 20/08/2012 às 17:38
São Paulo (SP)
A atuação de Emerson Augusto de Carvalho no clássico deste domingo na Vila Belmiro irá lhe custar caro. Após não marcar três impedimentos no segundo gol do Santos, marcado por André, o assistente terá de passar por um processo de reciclagem
Em entrevista concedia à Radio Globo, o vice-presidente da Comissão Nacional de Arbitragem (Conaf), Manuel Serapião, esclareceu a situação do auxiliar. O dirigente ressaltou a qualidade do auxiliar e evitou o termo "punição", mas deixou claro que o precisará passar um tempo longe dos gramados.
- Já conversamos com o Emerson para orientá-lo para que se concentre, e vamos passar um trabalho para que se aperfeiçoe. O último erro foi de posicionamento, mostramos para ele. É um assistente que tem um saldo positivo muito grande, mas não merece punição. Vamos passar um treinamento, verificar as condições fisicas, depois avaliamos para que volte com mais confiança. E que saia do circuito e não fique pressionado no próximo jogo - explicou.
Serapião ainda fez questão de assumir o erro, embora tenha feito a ressalva de que não o considerou um erro grosseiro, mas sim algo que faz parte da função de arbitragem:
- Nós não podemos esconder o óbvio, e tem que reconhecer que houve erro sim. Erro não grosseiro, ajustado, mas os profissionais como o Emerson Carvalho que estão ali tem que decidir - disse.
Gol impedido de André (Foto: Reprodução da TV)
Sobre a duração do afastamento, o vice-presidente afirmou que não há como precisar o tempo, que será de pelo menos três semanas:
- Três semanas ou quatro semanas, com um retorno de nossa psicóloga pra saber se ele está confiante e sem resquício do passado para voltar - finalizou.
Âmbito Estadual
Além da providência tomada pela comissão nacional, o erro também terá consequências no âmbito estadual. Emerson Augusto de Carvalho terá de atuar em competições menores.
- Ele precisa treinar mais, pois ele é árbitro Fifa. Queremos que ele recupere sua forma psicológica e física. Por isso, ele irá atuar na Segunda Divisão do Paulistão e na Copa Paulista - afirmou Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem de São Paulo, onde Emerson é federado, ao LANCENET!.
Considerado um dos melhores auxiliares do país, Emerson foi pré-selecionado pela Fifa para a Copa do Mundo de 2014. Por conta de seu status, Marinho acredita que ele não perderá sua vaga. Porém, ele precisará mostrar serviço:
- O nível que ele tem, a qualidade que já demonstrou é altíssima. Porém, ele tem que manter. A pressão vai ser maior. Ele precisará corresponder.