terça-feira, 21 de agosto de 2012

Por vaga na Libertadores, Muricy terá de derrubar '1%' de matemático novamente


Bruno Cassucci

Marcio Porto


Publicada em 21/08/2012 às 06:30

Santos (SP)


Mesmo com a vitória sobre o Corinthians, no último domingo, o Santos ainda está distante da zona de classificação para a Libertadores-2013. No entanto, uma situação vivida pelo próprio técnico Muricy Ramalho, muito semelhante à atual, mostra que o feito para garantir um fim de ano mais feliz é absolutamente possível.


O Santos está a 11 pontos do Grêmio, atual quarto colocado do Campeonato Brasileiro, faltando uma rodada para o fim do primeiro turno do Nacional. Mesma diferença que Muricy tirou da própria equipe gaúcha em 2008, pelo São Paulo. Na época, a disputa foi pelo título, agora, por uma vaga na Libertadores.


Em 2008, o Grêmio abriu 11 pontos para o São Paulo na estreia do returno, vencendo o rival por 1 a 0 no Olímpico. Porém, depois desse jogo o Tricolor paulista não perdeu e acabou conquistando o título na última rodada da competição.


Os 18 jogos de invencibilidade derrubaram o matemático Tristão Garcia, que, na época, colocou a equipe de Muricy com apenas 1% de chance de conquistar o caneco após o confronto em Porto Alegre.


O mesmo acontece agora. Para embasar seu prognóstico, Tristão alerta que o G4 do Brasileirão ainda pode virar G3, com apenas três vagas para a Libertadores. Isso acontecerá se uma equipe brasileira vencer a Copa Sul-Americana.


Um dos fatores que atrapalharam o Santos neste primeiro turno do Brasileirão foi o grande número de empates. Em 18 jogos até aqui, a equipe ficou na igualdade em oito oportunidades, sendo quatro delas jogando em casa.


O Peixe tropeçou contra Atlético-GO, Botafogo, Fluminense e Sport, como mandante, e Bahia, Inter e Portuguesa, fora.


Mesmo tento aproveitamento regular, o Santos já faz primeiro turno melhor do que o do ano passado, quando terminou a 19 rodada na 14 posição, com 22 pontos. Entretanto, em 2011, o time já estava classificado para a próxima Copa Libertadores.


COM A PALAVRA

Tristão Garcia

Matemático, dono do site Infobola


"Devido ao alto rendimento do Atlético-MG no Brasileiro, que já bateu o recorde de pontos em um turno, com duas rodadas de antecedência, as chances diminuem drasticamente.


O Santos só tem 1% de chance de conquistar uma vaga no G3, considerando que um clube brasileiro venha a ganhar a Copa Sul-Americana. Caso abrangemos o G4, as chance segue quase a mesma.


Para isso, o Peixe tem de fazer uma campanha excepcional, contar com seguidos tropeços dos líderes e ter sorte em cada rodada. Até o fim do ano, o Santos só tem a possibilidade de ser campeão da Recopa. Brasileiro não dá mais."