Como torcedor, Raí deseja permanência de Neymar
no Brasil (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
A discussão é antiga: qual o momento ideal para Neymar deixar o futebol brasileiro? Os defensores da saída do atacante afirmam que, no exterior, o jogador vai adquirir mais experiência, aprimorar-se táticamente e crescer com a camisa da Seleção. Já os que desejam a permanência do astro do Santos no País alegam que Neymar pouco atuaria na Europa e corria o risco de perder a liberdade que tem no Brasil.
Ídolo do São Paulo e do Paris Saint-Germain-FRA, além de campeão mundial em 1994, o ex-jogador Raí também acredita que a oportunidade de atuar fora do País pode ser positiva na carreira de Neymar, considerando atual o papel do jogador na Seleção. No entanto, podera que isso não é "determinante" para o sucesso do santista e admite que, como torcedor brasileiro, quer que o atacante permaneça por aqui.
- Acho que seria uma boa experiência para o Neymar. Pensando nele para a Seleção e analisando friamente, seria uma boa. Mas seria um algo a mais, não uma experiência decisiva. Agora, como torcedor, obviamente quero que ele continue no Brasil - resumiu Raí, que esteve em Santos na quinta-feira concedendo palestra a alunos de uma universidade local.
Raí não é o primeiro a refletir que a experiência fora do País pode ser importante para o crescimento de Neymar no futebol. O próprio técnico do Santos, Muricy Ramalho, avaliou que o craque "tem que dar outros passos" na carreira, mas ponderou que momento ideal para isso fosse somente após a Copa do Mundo de 2014. Vale lembrar que o atacante já assegurou que não pretende deixar a Vila Belmiro até o Mundial do Brasil e que pode até mesmo seguir no clube após a Copa.
Neymar está concentrado com os demais jogadores do Santos para o clássico deste sábado, às 18h30m, contra o Palmeiras, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O atacante é o goleador do Peixe na temporada, com 31 gols em 34 partidas. O Alvinegro é o 12º colocado do torneio, com 23 pontos.
Raí: 'Experiência no exterior é boa a Neymar, mas não é decisiva' (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)