O Santos acertou o empréstimo do volante Anderson Carvalho, de 22 anos, para o Vissel Kobe, clube do Japão, por US$ 150 mil (R$ 305 mil), até o fim desta temporada. A negociação vinha sendo conduzida há dez dias e nesta semana se chegou a um acordo. Com a liberação do Peixe, que só precisa assinar e oficializar a transação, o jogador agora vai agilizar os trâmites para tirar seu visto e depois viajar para a nova casa.
Anderson Carvalho disputará a temporada no futebol japonês (Foto: divulgação / Santos FC)
- Veio a proposta e já acertamos as bases. Estamos tomando as últimas providências. Não posso dizer que está fechada porque ainda não assinamos, mas está muito bem encaminhada - admite o vice-presidente Odílio Rodrigues.
O interesse do Vissel Kobe no atleta começou no dia 17 de junho, quando o diretor Satoshi Miyagawa assistiu ao jogo entre Flamengo e Santos, no Rio de Janeiro, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Gustavo Carmo e Tiago Reinis, intermediários, acompanharam o dirigente no Brasil. Na ocasião, Anderson Carvalho atuou como titular na equipe mista do Peixe, que perdeu por 1 a 0, no Engenhão.
Após a partida, Miyagawa assistiu a mais alguns treinamentos do jogador no CT Rei Pelé e decidiu oficializar uma proposta. Depois de conversas com os dirigentes do Peixe e até certa resistência por parte do presidente Luis Alvaro, a negociação foi sacramentada quando o clube japonês se dispôs a pagar pela liberação do atleta revelado na base santista.
- Estou contente com a possibilidade de jogar. Aqui não estou sendo aproveitado. Será importante para pegar mais experiência e ritmo. Sei que houve a proposta, mas faltava o Santos liberar, dependia deles. Estou meio por fora da negociação. A parte salarial já está certa - afirmou o volante.
Anderson Carvalho fez 15 jogos e um gol pelo Santos. Ele havia renovado seu contrato com o Peixe há cerca de um mês.
Coincidentemente, o atleta conheceu o Japão no fim de 2011, na disputa do Mundial de Clubes, quando herdou a vaga de Adriano, lesionado. Antes de fechar com o Vissel Kobe, o volante pegou referências sobre o clube e a vida no país com Adiel, ex-jogador do Peixe e seu conterrâneo de Cubatão, na Baixada Santista. Adiel atuou por seis anos no Shonan Bellmare, clube japonês.
- Ele me falou que o pais é bom e o time é grande. Disse que era uma boa, falou para ir sem pensar - completou Anderson Carvalho.
Com a saída de Anderson Carvalho, o técnico Muricy agora tem à disposição Adriano, Arouca, Henrique, Alan Santos, Ewerton Páscoa e Alison para a posição.