segunda-feira, 24 de setembro de 2012

IFFHS: Neymar está atrás apenas de Messi em gols internacionais em 2012


Neymar gol Brasil x Argentina (Foto: AP)Gols pela seleção brasileira ajudaram Neymar a

figurar atrás apenas de Messi na artilharia (Foto: AP)


A versão 2012 de Neymar é, entre elogios de sobra e raras críticas, internacional. Em lista divulgada nesta segunda-feira pelo IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, em inglês), o atacante do Santos figura atrás apenas de Lionel Messi na artilharia do ano em jogos internacionais por clube e seleção. São 16 gols computados - oito pelo Peixe e mais oito com o Brasil -, três a menos que o craque do Barcelona e da Argentina.


A conta, no entanto, não incluiu um gol de pênalti do brasileiro marcado no amistoso contra a Grã-Bretanha, às vésperas dos Jogos Olímpicos de Londres. O time de Mano Menezes venceu na ocasião por 2 a 0. Desta forma, ele aumentaria a vantagem para o terceiro colocado no ranking, o colombiano Radamel Falcao García .


Estrela do Atlético de Madri , o centroavante soma 15 gols, três pela seleção nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 e 12 pelos colchoneros, que se sagraram campeões da Liga Europa e da Supercopa Europeia - esta última com direito a três gols na decisão sobre o Chelsea.


Há outros brasileiros bem posicionados na lista. O colorado Leandro Damião , por exemplo, é o quarto, com 13 gols (sete pelo Brasil e seis pelo Internacional), empatado com Mohamed Aboutrika (sete pelo Egito e seis pelo Al Ahly).


Ambos estão à frente de Cristiano Ronaldo , astro do Real Madrid e da seleção portuguesa, graças aos critérios de desempate (gols pelo país). O luso, que anotou três vezes na Eurocopa 2012, tem cinco tentos por Portugal e oito pela equipe merengue na Liga dos Campeões.


Completam o top-10 o maltês Michael Mifsud, do Valletta FC (Malta), o holandês Klas Jan Huntelaar, do Schalke 04, o ganês Emmanuel Atukwei Clottey, do Berekum Chelsea (Gana), e o brasileiro Ricardo Oliveira, do Al Jazeera (Emirados Árabes).