segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Na história de Santos FC contra La U, história mostra vantagem para o Peixe


Santos FC e Universidad de Chile se enfrentaram 12 vezes ao longo da história, com sete vitórias do Peixe contra três vitórias dos chilenos e dois empates. O clube brasileiro marcou 28 gols e o clube chileno 11.


Em Libertadores, foram quatro jogos, com três vitórias do Santos contra uma vitória da Universidad de Chile. O Peixe marcou 10 gols e a La U três.


Quem balançou as redes da La U

O artilheiro do confronto é Pelé com a expressiva marca de 12 gols em sete jogos contra a La U, média de 1,7 por partida. O Rei venceu em cinco oportunidades, perdeu uma e empatou outra.


Com dois gols, Dorval, Totonho e Robinho aparecem na sequência. Fecham a lista de quem fez os gols santistas no confronto: Coutinho, Zito, Pepe, Mengálvio, Lima, Del Vecchio, Toninho Guerreiro, Edu, Ricardinho e Flávio.


Primeiro encontro

O primeiro jogo entre Santos e Universidad de Chile aconteceu em 06/02/1963, em um amistoso no Estádio Nacional de Santiago. Vitória dos donos da casa por 4 a 3, com Pelé (2) e Coutinho anotando os tentos santistas.


Se de um lado o Santos era a base da seleção Brasileira, que tinha conquistado a Copa do Mundo de 1962, no Chile, do outro, a La U era a base da seleção anfitriã que ficou com o terceiro lugar.


Veja mais no vídeo.


Hexagonal do Chile 1965 - Show do Santos

O troco santista veio no tradicional Hexagonal do Chile, e o Peixe ganhou por 3 a 0 no dia 02/02/1965. Marcaram para o Peixe o ponta Dorval, o capitão Zito e o Rei Pelé.


A equipe do técnico Lula formou com Laércio, Joel e Geraldino; Lima, Haroldo e Zito; Dorval (Peixinho), Mengálvio, Toninho, Pelé e Pepe (Ismael).


O Peixe conquistou o torneio nesse jogo contra a La U, mas foi contra a Thecoslováquia, finalista da Copa de 1962, que o Santos fez uma de suas melhores exibições na história: 6 a 4 com gols de Pelé (3), Coutinho (2) e Dorval.


Na campanha, o Santos enfrentou também a Universidad Católica (2x1), River Plate (2x3) e Colo Colo (3x2).


Libertadores 1965 - Aplaudido pela torcida adversária

Mesmo sendo a base de seleção chilena, com nove jogadores, a La U sucumbiu novamente diante do poderoso Santos na estreia da Libertadores: 5 a 1 no dia 13/02/1965. Os gols do Alvinegro Praiano foram marcados por Pelé (3), Pepe e Mengálvio. A supremacia foi tão grande que os 49 mil torcedores presentes no estádio Nacional aplaudiram o quadro de Vila Belmiro, que formou com Gylmar, Joel, Geraldino, Lima, Haroldo, Zito, Dorval, Mengálvio, Toninho, Pelé e Pepe. O técnico Luis Alonso Peres, Lula.


Mais um do Rei

No jogo do returno, o primeiro encontro em solo brasileiro entre Santos FC e Universidad de Chile, todos esperavam mais uma goleada em cima da forte La U. Mas, o time chileno se defendeu bem e sofreu apenas um gol de Pelé. O time santista, que venceu por 1 a 0 no Pacaembu, formou com Gylmar, Lima, Olavo, Joel Camargo, Geraldino; Zito e Mengálvio, Dorval, Toninho, Pelé e Pepe.


Relembre como foi aqui.


A maior goleada

E foi mesmo em um amistoso, no dia 09/02/1966, em Santiago, que o Santos aplicou a maior goleada do confronto em mais um show do Rei do futebol: 6 a 1 com gols de Pelé (3), Lima, Del Vecchio e Dorval.


A La U conquistou seis títulos chilenos entre os anos de 1959 a 1969, recebendo da imprensa o apelido de “Balé Azul”, mas, nesse dia, dançou no ritmo do samba.


Hexagonal do Chile 1967 - Clodoaldo ganha espaço

No dia 07/02/1967, as equipes se enfrentaram pelo Hexagonal do Chile. Empate em 1 a 1, tendo Toninho Guerreiro anotado o tento santista.


O Santos do técnico Antoninho Fernandes formou com Cláudio; Carlos Alberto, Oberdan, Orlando e Rildo; Zito e Lima; Amauri (Clodoaldo), Toninho, Pelé e Edu.


Corró começava a se destacar no Santos e logo herdaria a consagrada camisa cinco de Zito.


Octogonal do Chile 1968 - Nicolau Moran

Em mais um confronto no tradicional torneio, agora em formato Octogonal, o Santos conheceu a derrota por 2 a 1 com Jonas Eduardo Américo, o ponta Edu, marcando o tento santista. Pelé não atuou nessa partida.


Apesar da derrota, o Santos saiu com o título, vencendo a Seleção da Tchecoslováquia (4 a 1), Universidade Católica (4 a 1), Vasas - Hungria (4 a 0), Racing - campeão mundial 67 (2 a 1), Colo-Colo (4 a 1) e Alemanha Oriental (3 a 1).


O Octogonal recebeu o nome Taça Nicolau Moran, o ex-jogador santista e então dirigente faleceu nessa excursão, um dia antes do Santos enfrentar o Colo-Colo.


Hexagonal do Chile 1970 - A volta de Coutinho

Nesse que foi o último encontro de Pelé com a La U, vitória santista por 2 a 0 com dois gols do Rei, no dia 30/01/1970. O Santos formou com Joel Mendes, Carlos Alberto, Ramos Delgado (Djalma Dias), Joel Camargo e Rildo; Lima, Nenê (Marçal); Manoel Maria, Douglas, Pelé e Abel.


Apesar de não ter atuado nesse jogo, Coutinho estava de volta e em forma. Revivia com o Rei o auge da dupla, conquistando o título para o Peixe pela terceira vez.


O Santos também jogou com Colo-Colo (3 a 4), Dínamo de Zagreb (2 a 2), América do México (7 a 0) e Universidade Católica (3 a 2).


Hexagonal do Chile 1977 - Uma nova esperança

Sem o consagrado time dos sonhos, mas com um elenco promissor, o Santos voltou a disputar o Hexagonal do Chile e voltou a vencer a Universidad de Chile por 2 a 0 com dois tentos de Totonho. Com esse resultado, o time do técnico Urubatão conquistou a competição pela quarta vez. Totonho terminou como artilheiro santista com cinco gols. Ailton Lira veio em seguida, com quatro, e Nilton Batata na sequência, com dois gols.


Na campanha, o Santos também enfrentou o Colo-Colo (3 a 1), Everton do Chile (4 a 0), River Plate (2 a 0) e F.K. Áustria (0 a 1).


Intervalo de confronto e volta a Libertadores

Tanto a La U quanto o Santos viveram suas maiores glórias nos anos 60. Porém, o clube chileno chegou ao "ostracismo" com o jejum de títulos de 1969 a 1994, agravado pelo descenso em 1989. Aos poucos, o clube chileno foi retomando o seu lugar, e, na Libertadores 2005, voltou a enfrentar o Santos depois de 28 anos.


O confronto aconteceu em uma oitavas de final. O Santos conheceu a derrota por 2 a 1 no velho Estádio Nacional em 19/05/2005. Ricardinho anotou o tento santista no prélio.


O Santos do técnico Alexandre Tadeu Gallo formou com Henao; Paulo César (Fabiano), Ávalos, Hallison e Léo; Fabinho, Zé Elias (Basílio), Bóvio e Ricardinho; Robinho e Deivid.


Confira no link.


Bastava apenas um empate para a La U passar para as quartas de finais da competição.


A partida da volta

No dia 25/05/2005, jogando na Vila Belmiro, Santos FC e Universidad de Chile fizeram seu último confronto. O Santos venceu por 3 a 0 com gols do lateral Flávio e dois de Robinho, e passou para as oitavas de finais da competição.


O Peixe formou com Mauro; Flávio (Basílio), Ávalos, Halisson e Léo; Bóvio, Fabinho, Zé Elias (Leonardo) e Ricardinho; Deivid (Tcheco) e Robinho.


Veja mais aqui.


Apesar de toda a tradição, o título da Sul-Americana em 2011 é o de maior prestígio da equipe chilena, que foi semifinalista da Libertadores 2012.


Recopa Sul-americana 2012


Na primeira partida da final de 2012, no dia 22/08, Santos e Universidad de Chile não saíram do 0 a 0, no Estádio Nacional em Santiago. Mesmo jogando fora de casa, o Santos dominou a partida e Neymar ainda perdeu uma penalidade aos 18 minutos da primeira etapa.


O Santos do técnico Muricy Ramalho formou com Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Adriano, Arouca, Patito Rodríguez (Felipe Anderson) e PH Ganso; Neymar e André (Miralles).


Lembre como foi no vídeo.


Santos FC no Chile


No Chile, o Santos FC já disputou 48 partidas, tendo vencido 30, empatado sete e perdido 11, marcando 131 gols e sofrendo 68.


Santos FC contra chilenos

Contra times chilenos no Chile, o Santos já jogou 37 partidas, com 23 vitórias, cinco empates e nove derrotas, marcando 98 gols e sofrendo 54 gols.


No total contra os chilenos, o Santos jogou 41 partidas, com 27 vitórias, cinco empates e nove derrotas, marcando 106 gols e sofrendo 56.


Acompanhe o Santos FC nas mídias sociais:

Orkut: www.orkut.com.br/santosfc

Facebook: www.facebook.com/santosfc

Youtube: www.youtube.com/santostvoficial

Flickr: www.flickr.com/santosfc

Twitter: @santosfc | @santosfcaovivo | @multiplicacao