Bruno Cassucci e Fellipe Lucena - 08/09/2012 - 08:00 São Paulo (SP)
O filme dos últimos quatro anos se repete no Santos. Mais uma vez, o time se aproxima do fim da temporada sem grandes ambições no Campeonato Brasileiro, fato que ocorre desde 2007, quando foi vice-campeão. A última conquista no segundo semestre é ainda mais distante, o Nacional de 2004.
Depois da derrota para o Fluminense, na última quinta-feira, o técnico Muricy Ramalho deu mostras de que já “jogou a toalha”, sucumbiu aos prognósticos dos matemáticos – que descartam o Peixe na briga por vaga no G4 – e mostrou pessimismo.
– A gente tem que analisar quem está em cima, são times muito fortes. Nós não precisamos só reagir, os outros também têm que cair. E eles, seguramente, não vão cair, pelo plantel que têm – comentou o treinador.
Nesse cenário, a Recopa Sul-Americana passa a ser a “salvação” do clube. O título da competição, sobre a Universidad de Chile, no próximo dia 26, no Pacaembu, aliviaria a pressão que torcedores e conselheiros já começam a fazer sobre Muricy e dirigentes, e daria calma para a diretoria se planejar para o próximo ano.
O treinador, inclusive, disse que o clube já está pensando em 2013.
– Esse é um ano de transição nosso, e com certeza vamos voltar muito fortes no ano que vem – justificou.
A reportagem do LANCENET! tentou contato com dirigentes do Santos para repercutir a declaração de Muricy Ramalho, mas não foi atendida.
A sina de cair de produção no segundo semestre deve custar caro. Caso não se classifique para a Libertadores, além de perder a oportunidade de brigar pelo tetracampeonato da competição, o Peixe deixará de embolsar cerca de R$ 6 milhões, entre receitas com bilheterias e bonificações. O prejuízo é ainda maior se considerados os ganhos em caso de título do torneio sul-americano.
Se quiser evitar isso, o time ainda tem 16 rodadas pela frente, sendo 14 delas com a provável presença de Neymar – ele pode ser desfalque em duas partidas por conta de amistoso da Seleção contra o Japão.
Com a volta do craque, o fim da “novela” Ganso e o retorno de alguns jogadores que estão machucados, Muricy acredita que o Peixe voltará a embalar na competição.
– Nosso time vinha bem antes dessa derrotas. Não preocupa (rebaixamento). Quando juntar todo mundo outra vez, passa a ser forte.
Infelizmente para a torcida santista, pode já ser tarde demais.