Marcio Porto - 20/11/2012 - 06:00 Santos (SP)
Antes da lesão de Edu Dracena, Bruno Rodrigo era apenas mais uma opção do elenco. Mas o modo convicente como o zagueiro substituiu o capitão espantou a saudade e ao mesmo tempo acabou criando um obstáculo para o Santos. O clube enfrenta dificuldade para renovar o contrato do jogador, que fecharia o planejamento de Muricy Ramalho para a defesa.
O problema é que com a sequência de partidas seguras na reta final da temporada, os representantes do jogador viram despertar o interesse de clubes europeus, possibilidade que animou Bruno Rodrigo. Estava criado o impasse para a renovação do vínculo, que vence no fim do ano.
Ciente do entrave, o técnico Muricy Ramalho abordou o assunto de maneira curiosa no último sábado, após a vitória sobre o Figueirense, na Vila Belmiro. Motivado por uma pergunta sobre Edu Dracena, ele acusou um sumiço de Bruno Paiva, empresário e xará do zagueiro.
– O Dracena foi bem substituído pelo Bruno, mas está difícil a renovação porque o empresário sumiu. A gente respeita, só que está difícil – declarou o comandante santista.
O agente realmente esteve em viagem recentemente, mas se defende. Bruno Paiva disse que falou com a diretoria antes de deixar o país e comunicou sua intenção de esperar para ver se o jogador recebe uma proposta da França ou da Holada, mercados que demonstraram interesse. O Santos, segundo ele, consentiu.
– Falei com o Pedro (Luiz Conceição, membro do Comitê de Gestão) e o Felipe (Faro, superintendentes de esportes). Passei tudo, não tem sumiço – disse Paiva, ao LANCENET!.
Felipe Faro confirma a versão, mas alega que no período em que ficou fora Paiva poderia ter se comunicado com o clube. O agente diz que viajou no último dia 29 e retornou na última segunda, dia 12. Um dia depois, falou novamente com Faro.
– Independente de a pessoa viajar ou não, hoje felizmente ninguém fica incomunicável. Há SMS (mensagem de texto por celular), e-mail, vários meios – declarou o dirigente.
Além de Bruno Rodrigo, o Santos tem seis jogadores com situações para serem definidas no fim do ano. A renovação do zagueiro já foi pedida por Muricy, mas a diretoria diz que não está mais com a bola e usa a chegada de Neto, ex-Guarani, para mostrar que o elenco está tranquilo. Porém, Bruno quer a Europa.
ENTREVISTA COM BRUNO PAIVA, EMPRESÁRIO DE BRUNO RODRIGO
Muricy disse que você sumiu. O que aconteceu de fato?
Não entendi a declaração dele. Conversei com a diretoria antes de viajar, coloquei a situação, e na volta falei das sondagens de clubes de fora. Pedi para eles mais um tempo porque seriam clubes de ponta e queríamos esperar essa definição.
Por que ele falou aquilo?
Não sei, ou ele não está sabendo ou estão passando as coisas diferentes do que está acontecendo. Tudo que passei foi cumprido.
Por que não entrou em contato com o Santos da viagem?
Mandei diversos e-mails e mensagens de celular no período que estive fora, mas não mandei para o Santos simplesmente porque já tinha conversado e acordado tudo. Não havia necessidade disso.
O Bruno Rodrigo quer sair?
Não é que quer sair, mas ele vem tendo uma sequência muito boa, é um momento bom na carreira, está com 27 anos e não pode virar as costas para um interesse de fora. Só por isso pedi um tempo, mas não tem nada definido ainda.
O Santos já fez proposta?
Não, ainda não houve conversa sobre isso, valores, nada. Há uns dois meses, começamos as conversas, falamos do interesse, mas em nenhum momento o Santos apresentou alguma condição para a renovação. Está tudo esclarecido.
ENTREVISTA COM FELIPE FARO, SUPERINTENDENTE DE ESPORTES DO SANTOS
Como está a negociação para renovar com o Bruno Rodrigo?
O procuramos há um mês e sempre estamos tentando falar, aguardando. Não tem muito o que fazer, estamos aguardando ele se manifestar para ter uma resposta.
O Santos está disposto a esperar o tempo pedido por ele?
Como ele tem o tempo dele, a gente tem o nosso. Mas vamos ver, se chegar nas condições que queremos, vamos sentar e conversar.
Acha que os empresários podem estar fazendo leilão?
Sinceramente, isso já não sei. Não vou opinar sobre isso.
Essa questão pode atrapalhar a renovação, essa demora?
O contrato dele está acabando. A gente, de qualquer maneira, contratou o Neto, outro zagueiro. Temos a volta do Dracena em 2013, não estamos dormindo no ponto, mas continuamos esperando.
Ele diz que está esperando o melhor para ele, um possível interesse da Europa. Não é justo?
Da nossa parte, estamos esperando a contraproposta, pois já fizemos. Acredito que ele não negociaria sem falar com a gente, mesmo porque ficou muito tempo parado e o clube deu apoio. Perdeu muito tempo machucado e com contrato. Ele não vai fazer nada sem nos comunicar, até por respeito a gente, por cortesia pelo que fizemos.
As fases de Bruno
Até a lesão de Dracena
Era reserva, e clube quis emprestá-lo algumas vezes. Sofreu com hérnia de disco e um trauma na coluna cervical, mas foi titular no Mundial contra o Barcelona. Jogou de lateral também.
Após a lesão de Dracena
Virou titular absoluto e peça importante do time. Marcou na final da Recopa Sul-Americana, no Pacaembu, contra a Universidad do Chile, no clássico contra o Corinthians, além de mais três vezes.