Marcio Porto - 15/11/2012 - 08:00 Santos
Neymar não começa com “R”, mas ouse dizer ao torcedor santista que ele não está no patamar de Romário, Ronaldo, Ronaldinho ou mesmo Robinho.
Na última quarta-feira, a Joia do Peixe foi novamente indicada ao Prêmio Puskás, concedido pela Fifa ao gol mais bonito do ano , e do qual é atual vencedor. Foi a terceira consecutiva e consolidou o camisa 11 como craque dos gols bonitos, alcunha aplicada aos já citados, seus ídolos.
É mais um passo que aproxima Neymar de monstros a quem o garoto de 20 anos tem se especializado em prestar reverências. De Ronaldo recebeu o título de sucessor e é inclusive parceiro, já que tem a imagem gerenciada pela 9ine, empresa de marketing esportivo do Fenômeno.
De Romário disse outro dia que veio a inspiração para vestir a camisa 11, com a qual marcou 41 gols nesta temporada, um deles antológico contra o Internacional. O tento, um dos três anotados no duelo na Vila, pela Libertadores, foi o indicado pela Fifa e agora pode lhe render o bi do Prêmio Puskás. Neymar preferia que o escolhido fosse o anotado contra o Atlético-MG, no Brasileirão.
Robinho e Ronaldinho Gaúcho merecem destaque à parte na galeria de ídolos de Neymar. Os dois ainda estão em atividade e veem seus nomes cotados como possíveis reforços do Peixe para 2013, ano em que poderiam fazer dupla com a Joia.
Neymar não se cansa de elogiá-los e até poderia contribuir para a vinda de ambos, de dois amigos, sobretudo do Rei das Pedaladas.
No Prêmio Puskás, o atacante santista foi o único brasileiro indicado e pela terceira vez consecutiva terá o argentino Lionel Messi como seu concorrente. O jogador do Barcelona (ESP) também será rival na eleição da Bola de Ouro, da Fifa, em que tentará o quarto título consecutivo.
Neymar tem ainda mais outros concorrentes, entre eles o colombiano Falcão Garcia, cujo gol anotado pelo Atlético de Madrid é um dos favoritos para vencer o prêmio.
A eleição agora acontecerá em voto popular e o vencedor será anunciado na cerimônia do dia 7 de janeiro do ano que vem. Na ocasião, a Fifa divulgará o vencedor também da Bola de Ouro. Neymar é um dos 23 concorrentes e, mesmo que não fique entre os três finalistas, terá presença garantida no famoso evento.
Mais um feito que exalta a beleza do jogo e o talento de Neymar. Seguindo os passos de seus ídolos.
Os golaços dos ídolos de Neymar
RONALDO
“Ficar no lugar do Ronaldo não é mole para ninguém. Ele é um craque, gênio para todo mundo. Meu ídolo”
Neymar
Em 2011, logo após ser apontado pelo Fenômeno como seu sucessor
Compostela 1x5 Barcelona
12/10/96 Terceiro gol do Barça foi antológico. Ronaldo partiu do meio campo e deixou quatro para trás.
ROMÁRIO
“Sempre admirei muito o Romário pela camisa 11 e comecei a simpatizar com ela. Usei a 10 algumas vezes, mas a 11 teve um amor especial”
Neymar
Semana passada, sobre usar a camisa 11
Corinthians 0x3 Flamengo
7/2/99 Baixinho aplicou um elástico histórico em Amaral antes de fazer o segundo gol, no Pacaembu.
ROBINHO
“O Robinho é o meu ídolo, ele sempre vai ser melhor que eu. Tenho muita coisa ainda para fazer e conquistar”
Neymar
Ao ser perguntado sobre quem era o melhor do santos após a era pelé
Bahia 4x7 Santos
22/10/2003 Marcou o primeiro do Santos. Chutaço da intermediária encobriu o goleiro rival.
RONALDINHO
“Não é fácil marcá-lo, pois ele acha espaço. O Ronaldinho Gaúcho desequilibra. Ele é gênio, joga demais”
Neymar
Em 2011, após marcar o gol que venceria o prêmio puskás contra o flamengo
Real Madrid 0x3 Barcelona
19/11/05 O segundo gol foi partindo do meio de campo. Santiago Bernabéu o aplaudiu de pé.