Com o título garantido nas mãos do Fluminense, a última rodada do Campeonato Brasileiro será marcada tanto por clássicos mornos quanto por disputas regionais eletrizantes. É o que antecipam os comentaristas do .
Para André Rizek, os duelos no Rio de Janeiro e São Paulo não prometem grandes emoções - o oposto do que acontece em Porto Alegre (RS), onde Grêmio e Internacional se enfrentam, no Olímpico, e em Belo Horizonte (MG), onde Atlético-MG e Cruzeiro se encontram, no Independência. Isso porque o Tricolor Gaúcho e o Galo brigam pelo segundo lugar na tabela do Brasileirão, que garante a classificação direta para a fase de grupos da Taça Libertadores.
- Esse Gre-Nal nessa rodada final muita gente lamenta que não vale nada, mas não é verdade. A rivalidade vai dar um combustível, fora o fato da despedida do Olímpico. Vão ver o jogo com outra motivação. Esses clássicos ainda vão dar um grande ânimo. Vão ver o Galo e o Cruzeiro no Independência com outra motivação - disse o comentarista.
Assim como Rizek, Carlos Eduardo Lino aposta em um jogo "de arrepiar" no Olímpico.
- Esse Gre-Nal vai pegar fogo. O Inter, com um empate, pode levar o Atlético a ultrapassar o Grêmio. O Tricolor fez três a zero no primeiro tempo contra o Figueirense e passou a pensar no clássico no segundo, aí tomou dois gols, se perdeu um pouco, mas fez 4 a 2 depois - disse.
Com 70 pontos, o Grêmio está na segunda colocação na classificação do Brasileiro, à frente do Atlético-MG, que detém 69. O Gre-Nal acontece às 17h deste domingo, mesmo horário do clássico entre Galo e Cruzeiro.
Sem grandes aspirações, Santos e Palmeiras se enfrentam às 19h30 deste sábado, na Vila Belmiro, assim como São Paulo e Corinthians, às 17h, no Pacaembu, no domingo. No Rio, Botafogo e Flamengo duelam no Engenhão, às 19h30, também no sábado. Vasco e Fluminense se encaram no mesmo local, no domingo, às 17h.
Na parte de baixo da tabela, Sport e Náutico fazem o clássico pernambucano, às 17h, no domingo, nos Aflitos, com o primeiro lutando para se livrar do rebaixamento. Em 17º lugar, com 41 pontos, o Leão precisa vencer e torcer contra Bahia e Portuguesa (16º e 15º), que enfrentam Atlético-GO e Ponte Preta, respectivamente, no mesmo horário.