quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santos pode perder mandos de campo por protesto contra Ganso


Paulo Henrique Ganso deixou o Santos há quase dois meses, mas a turbulenta saída do meia para o São Paulo ainda dá o que falar. Na próxima quinta-feira, às 11h (horário de Brasília), o clube será julgado em segunda instância no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta das moedas atiradas pela torcida no gramado da Vila Belmiro, em protesto contra o jogador após a derrota do Alvinegro Praiano por 3 a 1 para o Bahia, no final de agosto, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Se condenado, o Peixe pode perder mando de campo de até dez jogos, além de ser obrigado a pagar multa de até R$ 100. As informações são do site Justiça Desportiva.


Torcida taca moeda no Ganso (Foto: Alex Silva / Agência Estado)Moedas foram atiradas por torcedores no gramado da Vila Belmiro (Foto: Alex Silva / Agência Estado)


A primeira instância foi julgada no último dia 3 de outubro, e na ocasião o Santos foi absolvido. O clube havia sido denunciado, com base em prova de vídeo, no artigo 213, inciso III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos no campo".


Responsável pela defesa santista no processo, o advogado João Gazolla respondeu às acusações no julgamento de outubro e destacou que o circuito de câmeras do Santos não constatou tentativa de agressão ao atleta, ressaltando que no local que Ganso estava no gramado seria fácil acertá-lo.


Os auditores do STJD acataram a defesa santista e, por unanimidade, absolveram o Peixe. Contudo, a Procuradoria recorreu e tornou a pedir a condenação nos termos da denúncia original.


Clique e veja vídeos do Santos